Bem Mulher atrai 686 usuárias à USF Celso Daniel

Saúde
31/05/2010 12h22

Mais de 686 mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) do bairro Santa Maria participaram do programa Bem Mulher, realizado no último sábado, dia 29, dentro da programação do Sergipe de Todos, promovido através de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. Nesse mesmo dia, também no Santa Maria, a SMS e a Emsurb realizaram um Mutirão de Limpeza contra a Dengue, juntamente com a Brigada Estadual Contra a Dengue.

A concentração dos serviços ofertados pelo Sergipe de Todos aconteceu no Colégio Vitória de Santa Maria. Já o Bem Mulher foi organizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, uma das três USFs mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Santa Maria.

O prefeito Edvaldo Nogueira e o secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone, visitaram a USF e conversam as mulheres. Em seguida, os dois prestigiaram os demais serviços demais ofertados no Sergipe de Todos. O prefeito e secretário também estiveram no stand onde estavam sendo realizados testes de Glicemia e de Pressão Arterial (PA), além de vacinação.

Números

De acordo com a Rede de Atenção Básica de Aracaju, no Sergipe de Todos e no Bem Mulher foram ofertadas 299 vacinas contra a Gripe H1N1; 12 vacinas de DT; 210 exames de glicemia; 263 testes de verificação de Pressão Arterial (PA); 635 escovações bucais orientadas; 700 kits de saúde bucal (escova e pasta de dente); 5.842 preservativos masculinos e femininos.

Especificamente no Bem Mulher foram cadastradas 686 mulheres. Dessas, 605 realizaram exames citopatológicos (exame de lâmina); 338 fizeram exames clínicos de mama; 200 realizaram teste de HIV/Aids; 61 realizaram agendamentos para mastologista; 77 encaminhamentos para laqueadura tubária; 32 agendamentos para inserção de DIU; 73 agendamentos para consultas com ginecologista. Foram realizadas ainda 26 oficinas de Planejamento Familiar e de cuidados em DST/Aids.

A dona de casa Tatiane Santos, 23 anos, mãe de quatro filhos, foi ao Bem Mulher para cuidar da saúde. Ela é moradora do Bairro Novo, localizado ao lado do Santa Maria. Ela participou da oficina de Planejamento Familiar e agendou atendimento para inserção do DIU. "Eu tenho muita dificuldade de arrumar tempo para cuidar da minha saúde. Mas hoje deixei dois dos meus filhos com a vizinha e vim para encontrar uma solução para não engravidar mais", disse a usuária.

Mobilização

O número de mulheres presentes no sábado na USF Celso Daniel foi motivo de comemoração. A população do Santa Maria é de aproximadamente de 40 mil pessoas e 15 mil são mulheres usuárias do SUS, segundo dados do Sistema de Informação da Atenção Básica do Ministério da Saúde (ME).

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Básica (REAB), Mariselma Santana, a mobilização das usuárias foi realizada pelas equipes de Saúde da Família das USFs dos bairros São Conrado e Santa Maria. "Nesse sábado, os governos municipal e estadual realizaram um grande evento para a divulgação dos serviços públicos e para ampliar o acesso dos trabalhadores a esses serviços", avalia.

Exames e educação em saúde

Mariselma afirma que a SMS deu uma contribuição importante ao Sergipe de Todos. "Das ações desenvolvidas, a SMS contribuiu com a estrutura do Bem Mulher, ofertou serviços dos programas de Saúde Bucal, DST/AIDS, vacinas de imunização contra H1N1 e tétano, e outros exames, como de pressão arterial e glicemia, para busca de pessoas com diabetes e pressão alta. Também foram realizadas oficinas de educação em saúde com os programa Saúde da Mulher e DSTs AIDS", enumera Mariselma.

Segundo a coordenadora da REAB, Laura Cardoso, os profissionais de Saúde se empenharam na mobilização das mulheres e o resultado foi muito positivo. "Nesses eventos pontuais, fora do horário regular das unidades, nos aproximamos de outros moradores, que têm maior dificuldade de ir às unidades de saúde", diz.

"Os profissionais do PSF fizeram um grande mutirão para convidar as pessoas para essa ação. Os agentes de Saúde, enfermeiros, assistentes sociais e dentistas percorreram escolas, residências, associações de moradores. Nessa mobilização, as lideranças comunitárias também foram convidadas", afirma Laura Cardoso.