Comerciantes realizam inscrições para Forró Caju

Serviços Urbanos
02/06/2010 14h50
Início > Notícias > Comerciantes realizam inscrições para Forró Caju

Centenas de pessoas estiveram na manhã desta quarta-feira, 2, na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), localizada no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), para realizar a inscrição de comercialização no Forró Caju 2010, evento que acontecerá entre os dias 18 e 29 de junho. Este ano serão disponibilizadas aproximadamente 115 vagas para o comércio de bebidas, alimentos, chapéus, entre outros. O sorteio acontecerá na próxima segunda-feira, 7, a partir das 8h30, no mesmo local da inscrição.

Para facilitar o cadastro dos comerciantes, a Emsurb disponibilizou terminais de atendimento para idosos, gestantes e deficientes, para os associados e para aqueles que estão comercializando pela primeira vez. "Esse é um processo realizado há alguns anos que tem sido considerado eficiente", destacou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Antônio Carlos Mota.

De acordo com Antônio Carlos a grande procura para a comercialização no Forró Caju está na renda extra. "É certo que o comerciante terá o retorno garantido. A festa movimenta milhares de pessoas diariamente e as vendas sempre são satisfatórias", disse. Antônio esclarece ainda que a limitação do número de vagas e a definição dos locais de venda são importantes para garantir área livre aos participantes da festa.

"Reduzimos o número de equipamentos destinados ao comércio para justamente ampliar o espaço daqueles que irão se divertir no forró", informou. As vagas comerciais serão destinadas à tenda para venda de lanches, box de bebidas, capetas, towner de lanches, baleiro/cigarro, pipoca, milho verde e venda de chapéu (ambulante).

Expectativa

A comerciante Larisse Vieira Santos, que trabalha para sustentar o marido, acometido por uma grave doença, e seus dois filhos, diz que aguarda ansiosa pelo sorteio. "Já comercializei no Forró Caju e foi muito bom. Eu trabalho nisso e por isso espero que esse ano eu seja sorteada mais uma vez", comentou. Larisse, que pretende vender cerveja e refrigerante, falou ainda que é uma oportunidade para os filhos trabalharem. "Meus filhos não trabalham e durante essas festas eles ganham dinheiro. Isso é muito bom porque tenho que ajudar meu marido", revela.

Já Acélio de Jesus Santos, comerciante no ramo de alimentos e bebidas, que pensa em lucrar alto, disse que as grandes festas são sempre aguardadas pelos vendedores. "Estou no ramo há oito meses e sei como é importante vender nesses eventos. Essa é a primeira vez que estou me inscrevendo para Forró Caju e espero que a sorte esteja ao meu lado", disse.

Um grupo de estudantes, formandos do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), também marcou presença no Parque da Sementeira para realizar a inscrição para o comércio no Forró Caju. Munidos pelo amor ao curso e na expectativa de arrecadar dinheiro para a formatura, os jovens universitários passaram a manhã de quarta-feira confiantes de que serão sorteados. "Queremos muito participar da festa para vender bebidas e ter um dinheiro extra para a formatura", disse Thamara Matos.

O dinheiro que eles esperam arrecadar com as vendas será aplicado na colação de grau, impressão do convite, aluguel de beca, entre outras despesas da formatura. "Estamos correndo atrás de todas as possibilidades porque o investimento que fazemos ao final do curso é alto", acrescenta Thamara, que durante o momento da inscrição esteve acompanhada dos colegas Adelson Ramos, Ana Patrícia e Loíde Oliveira.

Sorteio

A confirmação da vaga para a comercialização no Forró Caju acontecerá na próxima segunda-feira, 7, a partir das 8h30, quando a Emsurb realizará um sorteio, definindo as 115 vagas disponibilizadas. "O sorteio será por meio do sistema de loto aberto para todos, demonstrando transparência no momento de definir as vagas", explicou Antônio Carlos Mota. "Importante ressaltar que há seis anos os valores são mantidos na faixa entre R$ 45 e R$ 800, que variam de acordo com o tipo de comércio. O comerciante sorteado terá até o dia 10 de junho para efetuar o pagamento e confirmar a inscrição", explicou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento.