Sorteio para comércio no Forró Caju acontece segunda-feira

Serviços Urbanos
04/06/2010 16h17

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), registrou um total de 1.921 inscritos para o sorteio de vagas de comércio durante o Forró Caju 2010, evento que acontecerá entre os dias 18 e 29 de junho na área dos mercados. Este ano a Emsurb disponibilizou 115 vagas, que serão sorteadas na próxima segunda-feira, 7, a partir das 8h30, na sede do órgão municipal, localizada no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira).

"Para aqueles que desejam acompanhar, o sorteio é aberto ao público. O sistema que utilizamos é o da loteria, onde serão definidas as pessoas que terão autorização legal para comercializar durante a festa", esclarece o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Antônio Carlos Mota. Quem for sorteado deverá pagar uma taxa. "É importante ressaltar que há seis anos os valores são mantidos entre R$ 45 e R$ 800, variando de acordo com o tipo de comércio. O comerciante sorteado terá até 10 de junho para efetuar o pagamento e confirmar a inscrição", acrescenta.

A atividade comercial com maior número de inscrições foi a de lanche, com 938 inscritos, seguida pelo comércio de bebidas, que chegou a 687 vendedores inscritos. A venda de whisky registrou a inscrição de 32 comerciantes; acarajé, 1; bala/cigarro, 81; caldo de cana, 6; chapéu, 5; drinks, 160; bar, 4; milho verde, 2; e pipoca, 6. "A renda extra é realmente um diferencial, pois a festa reúne milhares de pessoas diariamente e o retorno é garantido", comenta Antônio Carlos.

Exigências

O diretor de Espaços Públicos e Abastecimento explica que a Prefeitura de Aracaju realizará uma fiscalização rigorosa para garantir o cumprimento das exigências formalizadas aos comerciantes. "Atendendo a uma solicitação da Polícia Militar e do Samu, este ano não permitiremos o uso de espetinhos de madeira, e por isso os grelhados, como carnes e frango, deverão ser comercializados em recipientes descartáveis. Isso é devido ao registro de incidentes por conta da utilização do espeto como arma branca", explica.

A venda de bebidas para menores de 18 anos também será coibida através de fiscalização. "Contaremos com o apoio do Ministério Público, do Juizado Especial e do Conselho Tutelar para inibir esse tipo de prática", registra Antônio Carlos.

Para facilitar o trabalho de fiscalização, os comerciantes receberão um kit de identificação, que será fornecido pela Emsurb. "Os permissionários terão camisas, adesivos e crachás. Essa é uma forma de permitir a identificação e impedir a atuação de comerciantes não cadastrados e não sorteados", diz.

Curso

Os sorteados deverão participar de um curso de higienização e manipulação de alimentos ministrado pela Vigilância Sanitária Municipal. O curso acontecerá no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Aracaju (Cemarh), localizado na Rua Carlos Correia, 260, bairro Siqueira Campos. "O comerciante só estará autorizado para vender após a participação no curso, que é obrigatória", ressalta Antônio Carlos.