Escola do bairro América realiza primeira reunião de pais

Educação
04/06/2010 17h20

Os pais das 105 crianças atendidas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. Fernando Guedes, localizada no bairro América, participaram na noite dessa quarta-feira, 2, da primeira reunião com coordenadores, educadores assistentes de creche e demais funcionários da unidade escolar. Além de estreitarem relações com a equipe gestora, eles foram orientados a manter alguns cuidados com a saúde das crianças para evitar o contágio de doenças prevalentes, entre elas infecções respiratórias, dermatológicas e parasitárias.

A higiene e a prevenção às patologias infecto-contagiosas, a exemplo de pediculose, doença parasitária causada por piolhos, também foram temas discutidos. "Se não existe o hábito de lavar as mãos, cuidar bem dos alimentos e proteger vasilhames e talheres, há a possibilidade de que a criança contraia diarreia. A higienização do ambiente também é importante para evitar inflamações das camadas superficiais da pele (dermatites) e alergias respiratórias", explicou a médica intensivista Rosângela Amaral, que participou da reunião a convite da coordenadora geral da Emei, Rosana Maria Amaral.

Para a coordenadora, as recomendações são necessárias para que as crianças estejam sempre saudáveis e, em virtude disso, sejam assíduas na escola. "Os pais e a coordenação escolar devem unir forças para garantir o bem-estar e a educação dessas crianças, priorizando sempre a comunicação para que o educador proceda da melhor maneira, respeitando os hábitos e conhecendo as especificidades de cada aluno", acrescentou a coordenadora.

Acolhimento

O bom desempenho da pequena Maria Alice nas atividades escolares é um exemplo de que a interação saudável entre escola e comunidade produz excelentes resultados para a aprendizagem das crianças. Nascida há apenas cinco meses, ele se manteve ausente da unidade escolar por motivo de doença, mas a mãe Aline Marinho, 26 anos, não deixou de manter contato com uma das educadoras que a orientou a procurar a unidade de saúde mais próxima.

"Posso assegurar que fui bem acolhida pelos profissionais dessa creche no momento em que mais precisei. Acredito que só através da comunicação e da harmonia é possível aconselhar os pais sobre os devidos cuidados com a criança para que a mesma cresça sadia e tenha bons resultados na escola", declarou Aline Marinho.

Primeira a efetivar matrícula na Emei. Dr. Fernando Guedes, a jovem mãe Cláudia Santos, 33 anos, se sente privilegiada com os serviços oferecidos na unidade escolar. "A reunião de pais só veio comprovar o quanto essas crianças estão sendo bem cuidadas e educadas, tamanha é a preocupação dos coordenadores em oferecer o melhor a esses pequeninos. Sem dúvida, meu filho está em ótimas mãos", concluiu Cláudia.