Participação popular é marca da PMA

Sempi
09/06/2010 14h30
Início > Notícias > Participação popular é marca da PMA

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP), concluiu o relatório de acompanhamento do Plano de Investimento entre os anos de 2006 e 2009. O documento atesta que foram investidos mais de R$ 170 milhões no atendimento de solicitações populares, comprovando a prioridade dada pela administração municipal às demandas das comunidades.

A maioria das ações executadas está relacionada às áreas de serviços urbanos, educação e saúde. "Nosso objetivo é que todas as 90 solicitações que integram o plano sejam atendidas. Como já atendemos 80 delas, chegamos a um total de quase 90%", afirma Rômulo Rodrigues, secretário de Participação Popular.

No último mês de março, por exemplo, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, inaugurou a creche do Bairro América, fruto de uma antiga reivindicação da comunidade que havia sido incluída no Plano de Investimento. No Santa Maria, foi construído o Centro Educacional Vitória de Santa Maria, que atende crianças de 0 a 14 anos e também era uma solicitação da população.

No bairro Jabotiana, uma das obras que nasceram de uma demanda dos moradores foi a Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira. Já na Farolândia, zona sul da capital, foi inaugurada na última sexta-feira, 28 de maio, a Praça da Juventude, atendendo aos anseios da população, que clamava por espaços de lazer no conjunto Augusto Franco.

SEPP

A Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP) foi criada com o objetivo principal de ouvir o cidadão, buscando atender suas necessidades e estimulando a sua efetiva participação na administração pública. Com quatro anos de existência, a SEPP elabora e executa o Plano de Investimento, que reúne as principais demandas da população.

O plano é resultado das plenárias do Orçamento Participativo, realizadas nos seis distritos da cidade para ouvir as necessidades dos cidadãos. Cada demanda é encaminhada à secretaria ou órgão da PMA responsável pela execução do serviço solicitado.

"O trabalho desenvolvido pela SEPP é tão importante que foi um dos pontos que fizeram com que a cidade de Aracaju recebesse o título de capital brasileira da qualidade de vida", destaca o secretário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues. Segundo ele, a população aracajuana participa ativamente das manifestações populares, é ouvida e dá sempre um retorno positivo ao poder público municipal.

Este ano, o plano prevê a execução de várias obras já iniciadas pela prefeitura, como a ponte sobre o Rio Poxim, que vai interligar os bairros Santa Maria e Jardins. O objetivo principal é melhorar o trânsito na região e aproximar a Zona de Expansão do Centro.

Trabalho

O trabalho da secretaria consiste em encaminhar e acompanhar a realização de obras e a oferta de serviços solicitados diretamente pela população aracajuana. Isso é feito por uma equipe de planejamento que percorre a cidade coletando informações junto às comunidades, com o apoio dos delegados que representam cada bairro.

De acordo com o secretário, ao ouvir a população, também é importante equilibrar as individualidades e a coletividade. "Não podemos esquecer que a natureza também precisa ser respeitada e que os interesses dos homens não devem se sobrepor às necessidades do meio ambiente", defende.