Moradias populares serão inauguradas nesta quinta

Infraestrutura
08/06/2010 09h05
Início > Notícias > Moradias populares serão inauguradas nesta quinta

Com a presença do presidente Lula, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, vai inaugurar nesta quinta-feira, dia 10, 552 unidades habitacionais construídas no bairro Novo, na zona de expansão da capital. O Residencial Governador Celso de Carvalho será entregue a famílias aracajuanas que viviam em habitações precárias situadas em encostas, margens de vias e canais, e em invasões como as do Morro do Avião, do Arrozal e da Prainha.

Todas as moradias já estão sendo ocupadas pelas famílias contempladas. A transferência para as novas moradias foi iniciada em março para garantir conforto, segurança e dignidade aos cidadãos que viviam em áreas de risco, evitando transtornos e sofrimento no período de chuvas. Divididas em três empreendimentos, as 552 habitações populares foram construídas pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo Federal.

Os investimentos ultrapassam R$ 15,7 milhões, incluindo a construção das casas, blocos de apartamentos e a infraestrutura da área. O primeiro conjunto habitacional tem 78 casas do Programa Moradia Cidadã; o segundo tem 250 casas do Programa Santa Maria Protege; e o terceiro tem 224 unidades dividas em 14 blocos de 16 apartamentos cada. Toda a área conta com infraestrutura completa - ruas pavimentadas, energia elétrica, água encanada, sistema de esgotamento sanitário e rede de drenagem.

As casas do Programa Moradia Cidadã têm 31,99 m² de área construída, com sala, banheiro, cozinha e um quarto. Já as 250 residências do Programa Santa Maria Protege têm sala, varanda, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço, totalizando 54,18 m² de área construída. Os apartamentos possuem acabamento em cerâmica no piso de todos os cômodos e nas paredes da cozinha e banheiro, além de sanitários, pias e tanques de lavar roupas já instalados.

Os condomínios contam com um reservatório superior de água com capacidade de armazenamento de até 60 mil litros e uma área de convivência social com bancos e estacionamento. A medição de água e energia elétrica é individual e o gás canalizado.

População

As novas residências já estão transformando a vida de pessoas que antes viviam sem perspectiva de um futuro melhor e mais digno. Segundo o vigilante Manoel Messias dos Santos, que hoje habita um dos apartamentos do bloco B3, a vida da família mudou para melhor após a mudança. "Antes vivíamos com o pé na lama, mas agora não sofremos mais com a chuva, nem com a falta de estrutura", relata. Antes, Manoel residia com sua esposa e seus cinco filhos em frente ao canal do bairro Santa Maria.

Quem também está livre do risco de enchentes e desabamentos e se diz realizado com a nova moradia é o também vigilante José Américo, que mora sozinho. "Aqui é mil vezes melhor. Antes eu morava em uma casa de tábuas no meio da lama e era tudo muito precário. Só posso dizer que aqui é o paraíso", ressalta.

A dona de casa Katiane da Silva, que antes pagava R$ 150 de aluguel, conta que está satisfeita com o presente que recebeu. "Eu pagava uma coisa que nunca seria minha. Aqui só pago energia e água, e ainda sobra. Receber minha casa foi um presente de Deus", comemora.

Com oito filhos e netos para sustentar, o carroceiro Antônio Araújo dos Santos não tinha como pagar aluguel. A opção que restou foi levar todos para morar no Morro do Avião, em uma casa de tábuas. O pouco que tinha sempre perdia por conta da chuva.

Ele agora reside com sua família em uma casa da quadra 26, toda em alvenaria, com quarto, cozinha, sala e banheiro. "Estou feliz por saber que nunca mais verei meus filhos e netos com o pé na lama. Não acordamos mais assustados com medo de que o morro caia nas nossas cabeças. Agora dormimos em paz", diz Antônio, aliviado.

Complexo habitacional

No bairro Novo, a Prefeitura de Aracaju, em parceria com os governos federal e estadual, está construindo um grande complexo habitacional. As 552 unidades concluídas são só a primeira etapa. Outras 1.404 casas e 256 apartamentos estão em andamento, totalizando mais 1.660 moradias, grande parte com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Todas serão entregues gratuitamente a famílias cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).