Forró da Convivência anima idosos do Ponto Novo

Saúde
08/06/2010 18h05

Momentos de festa, alegria e integração. Assim foi o Forró da Convivência do Grupo de Idosos da Unidade de Saúde da Família (USF) Fernando Sampaio, no bairro Ponto Novo. A confraternização reuniu 80 idosas. Ao lado de familiares e amigos, elas dançaram forró e se deliciaram com comidas típicas. A festa aconteceu na tarde desta terça-feira, 8, no Clube Morada dos Bosques do Condomínio Eucalipto.

Para a assistente social da USF Fernando Sampaio, Isabel Cristina Barreto, além de oportunizar o resgate cultural de datas importantes para o calendário nordestino, a festa favorece a ressocialização e a promoção da saúde. "Para as apresentações de hoje elas ensaiaram cerca de dois meses, o que possibilitou trabalharmos movimentos corporais, coordenação motora e ainda a questão da ludicidade", destacou a assistente social.

Ao som de um trio pé-de-serra, as idosas do grupo de convivência esquentaram as sandálias no arrasta-pé do forró, dançaram quadrilha e protagonizarem uma peça teatral. A festa, que acontece há mais de sete anos, tem a proposta de ser um espaço de reunião das famílias das idosas. "O intuito é a valorização do trabalho realizado pelo grupo no qual elas estão inseridas", pontua Isabel Cristina.

Muitas idosas que hoje compõem o grupo encontraram lá um espaço onde puderam esquecer a solidão e superar a depressão e outras doenças, como hipertensão e diabetes. É o caso da dona Zélia Soares, de 66 anos. Assim que se aposentou, ela se mudou para Aracaju com a família e começou a entrar em depressão.

"Foi quando procurei a assistência social do posto de saúde e começamos a montar o grupo de convivência. No começo eram só seis, agora já somos 80. Aqui reconquistei a autoestima, saí da depressão, aprendi coisas que não sabia, como pintura em tecido e tela. Hoje, já tenho trabalhos expostos no Rio de Janeiro, Brasília, Recife, São Paulo", conta Dona Zélia. "Em momentos de festa como os de hoje fico tão feliz que me sinto voando", descreve animada.