Artesãos reforçam estoques para os festejos juninos

Agência Aracaju de Notícias
09/06/2010 11h02
Início > Noticias > 41958

Por Gilmara Costa

São João não é sinônimo apenas de fogueira, fogos de artifício e forró. Nesta época, em Aracaju, o clima esquenta entre os casais que dançam juntinhos e também no Mercado Municipal Antônio Franco, onde o fluxo de pessoas em busca de souvenirs artesanais aumenta significativamente.

Vestidos de quadrilha, chapéus de palha e lembrancinhas que remetem aos festejos juninos deixam as lojinhas coloridas e enchem os olhos dos turistas que chegam à capital sergipana para curtir o período festivo. São João é tempo de colheita e lucro não só no campo, mas na cidade também.

"O período junino, assim como o Carnaval, é muito bom para as nossas vendas. Este ano, a nossa expectativa é superar o aumento de 30% alcançado no ano passado. As pessoas sempre nos visitam para comprar um acessório, como o chapéu de palha, a sandália de couro, mais conhecida como ‘priquitinha', e outros artigos que lembram o cangaço", diz a vendedora Cenira Santos da Cruz.

Segundo ela, pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo visitam o mercado e não saem sem uma lembrancinha para levar para casa. "Chega gente aqui de Norte a Sul do país, e também do exterior, como Espanha e Chile, e todos ficam encantados com o nosso colorido", comemora Cenira.

O lojista Sales Neto também tem motivo de sobra para festejar a chegada de junho. "Abanadores, chapéus e chinelos são bastante procurados, pois as pessoas querem se enfeitar para dançar quadrilha e também decorar os espaços. É uma época muito boa para nós, pois tem muito turista na cidade e todos se encantam com o artesanato sergipano", afirma Sales Neto, acrescentando que em sua lojinha o aumento nas vendas chega a 40% neste período.

Encantamento

Aproveitando o tempo livre da viagem de trabalho à capital sergipana, a engenheira cartográfica Nádia Haga visitou o mercado Antônio Franco e disse ter ficado encantada com as formas variadas e as cores fortes do artesanato sergipano.

"Achei tudo muito lindo. Gostei muito dos bordados e do colorido das peças. Vim a trabalho, mas deu para conhecer um pouco da cidade e fiquei encantada com a infraestrutura. Tudo muito organizado e bonito", destacou a turista.