Projeto 'Lição de Cidadania' será apresentado em Curitiba

Transporte e Trânsito
10/06/2010 14h37
Início > Noticias > 41975

A cidade de Aracaju foi a única capital brasileira convidada a apresentar o projeto 'Lição de Cidadania' no Congresso Interamericano de Transportes e Trânsito, que se realizará em Curitiba, nos dia 11, 12 e 13 de junho. A iniciativa é da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e tem o objetivo de formar profissionais para o desenvolvimento de ações de educação para o trânsito, tendo como referências os princípios do Código de Trânsito Brasileiro e da Política Nacional de Trânsito e como eixos principais a educação e a cidadania.

A educadora Selma da Mata e o psicólogo Marco Aurélio serão os responsáveis pela apresentação, que ocorrerá logo no primeiro dia do evento. Os profissionais da SMTT irão mostrar os detalhes e os avanços do projeto, além de toda a funcionalidade da proposta que vem sendo executada em Aracaju.

'Lição de Cidadania' é o esforço compartilhado do poder público e da sociedade para a construção de valores que priorizem o bem-estar coletivo. E esse esforço começa em casa, no ambiente familiar, nos exemplos dados aos filhos e na conduta coletiva. O projeto objetiva formar funcionários e professores das escolas de Aracaju para o desenvolvimento de ações de educação para o trânsito.

O projeto atua em três vertentes: os Operadores de Trânsito Escolar, o Dever de Casa e o Bloco da Cidadania. O primeiro busca uma alternativa que aproxima a comunidade com o poder público através da parceria SMTT/escola, oferecendo a oportunidade de formar, através do Centro de Formação de Condutores de Aracaju, pessoas capazes de ordenar o trânsito nas proximidades das unidades de ensino e fazer valer o respeito aos mais vulneráveis, nos horários de entrada e saída dos alunos.

Dever de casa

No caso do dever de casa, as escolas parceiras do projeto 'Lição de Cidania' indicam professores ou representantes da área pedagógica para participar da capacitação e posteriormente atuar como multiplicadores nas suas escolas. A capacitação tem uma carga horária de 16 horas.

O Bloco da Cidadania é a etapa final do projeto. Na medida em que os professores forem capacitados, a escola agendará com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT a implantação do 'Bloco da Cidadania', que é integrado pela comunidade escolar, pelo grupo de teatro da SMTT e pelos instrutores, agentes de trânsito e a equipe de educação para o trânsito envolvidos no projeto 'Lição de Cidadania'.

Dentro deste último bloco, as escolas envolvidas apresentarão uma peça teatral sobre mobilidade urbana e os principais problemas ligados à temática. Logo depois, distribuem o auto infracional educativo, que foi concebido com o objetivo de transformar as crianças envolvidas em agentes de cidadania, educando e fiscalizando seus pais e condutores no trajeto casa-escola-casa. Ao final do semestre letivo, as 25 escolas participantes do projeto terão uma reunião de avaliação, promovida pela SMTT.