Alimentação equilibrada é aliada dos forrozeiros

Agência Aracaju de Notícias
11/06/2010 09h32
Início > Notícias > Alimentação equilibrada é aliada dos forrozeiros

Por Talita Moraes

Os festejos juninos reacendem as tradições das várias gerações, em especial no nordeste brasileiro. As roupas, as danças, as bandeirinhas, os fogos de artifício e as comidas típicas compõem a identidade do povo e dão cores e sabor à festa popular. Nesse clima de animação, é inevitável a euforia das pessoas apaixonadas por forró, mas é preciso estar atento à saúde, que pode ser prejudicada pelo excesso de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.

As tentações são muitas: pamonha, canjica, mugunzá, amendoim, bolo de macaxeira, de milho, de puba, pé de moleque, milho cozido e assado, licor, quentão. Mas é preciso equilíbrio na hora de escolher entre tantas opções. A nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rúbia Natali Pinto Carvalho, traz algumas recomendações. Segundo ela, antes de qualquer coisa, é preciso prestar atenção na quantidade e nos tipos de alimento consumidos, observando também a forma como são preparados.

A nutricionista adverte que os bolos contêm cerca de 40% de gordura, e, devido a sua composição, podem prejudicar a saúde se ingeridos exageradamente. "Comer bolo de macaxeira, milho, canjica, mugunzá juntos pode ocasionar uma fermentação no organismo, proporcionando um consequente mal estar. Somando-se a isso a ingestão de bebidas alcoólicas, o corpo fica fatigado, ocasionando problemas de saúde", alerta Rúbia.

Além de administrar a quantidade, é recomendável também verificar a data de fabricação e a validade dos alimentos. Outra recomendação é ingerir bastante água, que contribui para a desintoxicação do organismo quando consumida uma hora antes ou depois da ingestão de qualquer alimento.

Preparação

Antes de curtir os festejos, Rúbia recomenda a ingestão de frutas e sucos de fruta. Além de serem leves e saudáveis, servem para equilibrar o organismo. "A ingestão de frutas e sucos de fruta ajuda a controlar o organismo. Quando a pessoa chegar à festa, ao ver as guloseimas, não estará faminta nem vai querer degustar tudo de uma vez", diz a nutricionista.

Durante a madrugada, alguns alimentos típicos são mais recomendados que outros por serem mais leves, como o arroz doce, o beiju de tapioca e o mugunzá. Recomenda-se ingerir os alimentos mais carregados durante o dia, como o bolo de milho e a canjica.

Digestão

Além das comidas típicas dos períodos juninos, também há os populares churrasquinhos. A orientação é não misturar carnes com bolos ou alimentos mais gordurosos. Segundo a nutricionista Rúbia Natali, a carne apresenta um tipo de digestão distinto dos bolos.

"A natureza é sábia. Tudo que o organismo não consegue metabolizar, aproveitar, pode voltar através de um movimento antiperistáltico. Ou seja, a pessoa coloca para fora, vomita mesmo, ou então tem diarréia, pois esses alimentos são carregados de gordura", explica Rúbia.

Confira algumas dicas de alimentação da nutricionista Rúbia Natali para o período junino:

• Beba água pelo menos sete vezes ao dia (300 ml por vez), 1 hora antes e 1 hora após o consumo de outros alimentos. Procure observar a capacidade do seu corpo para não desidratar nem se encharcar de água;

• Tente não misturar mais que dois tipos de alimentos/preparações diferentes (exemplo: 1 tipo de bolo e 1 milho cozido), evitando a mistura de alimentos cozidos e crus, excesso de bebidas alcoólicas e alimentos juninos. Isso evita azia, vômitos e diarréias, dores de cabeça e de estômago, inflamações e infecções intestinais, etc. Esses sintomas são uma tentativa que o corpo encontra para alertar sobre o consumo de alimentos de forma inadequada;

• Prefira moderar o consumo de café, chocolates, bebidas gaseificadas (refrigerantes ou alcoólicas) e destiladas;

• Faça refeições cotidianas de 3 em 3 horas. É importante consumir frutas entre as principais refeições e antes de dormir para ajudar a limpar o corpo de todos os alimentos consumidos com excesso de gorduras e doces. Mastigue muito bem todos os alimentos consumidos, isso facilita a digestão e garante um melhor funcionamento de seu corpo;

• Prefira consumir os bolos e outros alimentos mais calóricos no período da manhã. No jantar prefira o consumo de alimentos mais leves, a exemplo do milho, beiju de tapioca (com pouco recheio), pé de moleque, etc.;

• No almoço aumente a quantidade de verduras cozidas e diminua a quantidade de feijão e arroz. Se consumir saladas cruas, prefira fazer isso antes de colocar alimentos cozidos em seu prato. Prefira métodos de preparo como grelhar, assar e cozinhar no vapor ou em água. Adicione 1 colher de sopa de azeite de oliva misturado aos alimentos do almoço no prato.

• Observe a quantidade de frituras e preparações ricas em gordura consumidas em intervalos curtos, e, principalmente, o consumo de sal, pois seu excesso prejudica as funções vitais do corpo.

• Prepare os alimentos diariamente com porções generosas de alho, cebola (branca ou roxa), folhas e temperos verdes para auxiliar na limpeza e desintoxicação de seu corpo neste período junino.

• Caso apresente dores de cabeça e de estômago, consuma pelo menos 300 ml (uma vez ao dia) dos sumos descritos abaixo.

*Sumos Amarelo/Vermelho (sem açúcar), 01 copo:
01 maçã, 01 cenoura e 01 colher (sopa) gengibre (não coar).

*Sumos Verdes (com ou sem mel ou melaço de cana), 01 copo:
01 Limão (ou 03 laranjas lima ou 03 limas), 01 couve folha, 01 porção de hortelã miúdo, 03 alface, 01 porção de agrião, 01 porção de manjericão.