PMA entrevista 603 mulheres durante pesquisa sobre neonatal

Saúde
14/06/2010 17h48
Início > Notícias > PMA entrevista 603 mulheres durante pesquisa sobre neonatal

Neste sábado, 12, durante a campanha de vacinação contra a poliomielite, Agentes de Saúde da Família (ACSs) da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) entrevistaram e examinaram 603 pares de mães e crianças menores de um ano. Os dados foram coletados para a pesquisa nacional denominada 'Chamada Neonatal', que tem como meta avaliar a assistência dada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao pré-natal e ao acompanhamento das crianças com menos de um ano.

Em Aracaju, participaram da coleta de dados 84 ACSs de 28 Unidades de Saúde da Família (USFs). As mães e as crianças foram selecionadas nas filas de vacinação dentro das unidades previamente selecionadas pelo Ministério de Saúde (MS). A SMS reservou salas para entrevistas e exames.

"Atingimos um bom resultado, entrevistando 80% das 750 mulheres com o perfil do projeto. A participação é voluntária e as mulheres assinaram termo de consentimento. Algumas preferiram agendar a visita domiciliar para responder a entrevista", contou o coordenador da Vigilância em Saúde (Covis), Geilson Ricardo Valença.

De acordo com ele, os dados coletados em Aracaju seguem esta semana para a coordenação estadual da pesquisa, que fará o processamento das informações. Segundo uma das organizadoras da pesquisa em Sergipe, a nutricionista Marta Maria Galvão de Souza, o governo federal quer verificar a saúde materna e infantil e avaliar as ações desenvolvidas pela gestão pública na atenção a esse grupo social.

Para a agente de saúde Givaneide Fernandes Santos, 35 anos, atuar como entrevistadora na Chamada Neonatal amplia o comprometimento com os usuários do SUS. "A nossa expectativa com a pesquisa é ampliar informações sobre o atendimento às mulheres a partir do pré-natal e melhorarmos cada vez mais essa assistência. A pesquisa nos dará essa visão ampliada e pessoalmente acredito que estaremos mais comprometidos com a nossa comunidade", afirma a agente de saúde, que atua na USF Hugo Gurgel.

Capacitação

Para realizar a pesquisa, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) capacitou todos os 84 agentes de Saúde e os oito coordenadores da Rede de Atenção Básica (REAB). Eles participaram de aulas teorias e práticas e aprenderam a manusear equipamentos para exames e medição de peso e comprimento de crianças.

Durante a capacitação teórica, os ACSs receberam as instruções do Manual da Chamada Neonatal, que descreve o objetivo da campanha e orienta sobre o preenchimento do formulário, da ficha de controle, termo de consentimento e ficha de referência. A capacitação foi realizada no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) da SMS e a parte prática nas unidades selecionadas para a pesquisa.

Unidades

Além de Aracaju, outras nove cidades sergipanas estão envolvidos na pesquisa: Capela, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Propriá e São Cristóvão. Na capital, as unidades selecionadas para participar da pesquisa foram: Adel Nunes, Amália Pina de Assis, Augusto Franco, Celso Daniel, Carlos Hadman Cortes, Dona Jovem, Eunice Barbosa, Fernando Sampaio, Francisco Fonseca, Geraldo Margella, Humberto Mourão, Hugo Gurgel, João Cardoso, João Bezerra, José Augusto Barreto, Lauro Dantas Hora, Maria do Céu, Mazzé Lucas, Nicéu Dantas, Onésimo Pinto, Oswaldo Leite, Walter Cardoso, Sinhazinha e Santa Terezinha.