Prefeitura de Aracaju vacina 27 mil crianças contra a paralisia infantil

Saúde
14/06/2010 15h56
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju vacina 27 mil crianças contra a paralisia infantil

No último sábado, dia 12, na primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou em Aracaju 27.215 crianças de zero a quatro anos, atingindo uma cobertura vacinal de 59,75%. A meta é vacinar 45.567 meninos e meninas.

As vacinas continuam disponíveis nas 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital sergipana até a próxima sexta-feira, dia 18. A coordenadora de imunização da SMS, Débora Moura, lembra que as famílias devem procurar as unidades para garantir a manutenção da erradicação da paralisia infantil no país. "As mães e os responsáveis pelas crianças não podem esquecer o cartão de vacina das crianças", reforça.

A abertura oficial da campanha em Aracaju foi realizada na USF Augusto Franco, localizada no bairro Augusto Franco. Participaram da solenidade a diretora de Saúde da SMS, Eurides Rosa, a secretária Estadual de Saúde, Mônica Sampaio, a coordenadora da Rede de Atenção Básica (REAB), Mariselma Santana, e as representantes da Vigilância Epidemiológica da SES, Gilzelda Melo e Sândala Teles.

Somente no sábado, a SMS mobilizou 825 profissionais. Todas as unidades de saúde funcionaram ininterruptamente das 8 às 17 horas. As gotinhas também foram disponibilizadas em postos volantes nos dois shoppings da cidade.

Erradicação

A paralisia infantil já foi erradicada no Brasil há alguns anos. Atualmente, apenas quatro países sofrem de fato com a doença: Índia, Paquistão, Afeganistão e Nigéria. "Mas isso não nos conforta. Com o aumento das viagens internacionais e o fluxo de pessoas por vários países, temos que criar mecanismos para evitar a reintrodução do vírus em nosso país", alerta Moura.

As crianças que apresentarem febre alta, vômitos severos e diarréia não devem tomar a vacina. Já as crianças imunodeprimidas, a exemplo de doentes de HIV, devem tomar um tipo especial do imunizante disponível no Centro de Referência Imunobiológico Especial (Crie) do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).