Preocupada em manter a qualidade do gelo comercializado no Forró Caju, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa) convidou fabricantes de gelo atuantes na cidade para uma reunião no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), localizado na Rua Carlos Prestes, n° 96, Ponto Novo. O encontro, realizado nesta segunda-feira, 14, discutiu as condições de produção, armazenamento e manuseio, assim como as falhas e necessidades para a obtenção de um produto em condições de uso.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Angélica, destacou que, atualmente, as principais inadequações observadas nas fábricas de gelo estão relacionadas à estrutura física, a exemplo de falhas no piso, pintura e luminárias e nas condições de higienização. "As fábricas que fiscalizamos e convocamos para a reunião não apresentam risco, mas a tendência é que só produza quem tiver a licença da Vigilância Sanitária, acompanhamento técnico, caminhões com o certificado de transporte, o manual de boas práticas de fabricação, entre outras determinações", ressalta a coordenadora.
Ficou acertado na reunião que só poderá ser consumido no Forró Caju o gelo produzido nas fábricas que entregarem até a próxima quinta-feira, 17, na sede da Vigilância Sanitária, a análise microbiológica da potabilidade da água, cedida pela equipe técnica da Covisa.
Para o fabricante de gelo, José Freitas, a reunião foi proveitosa e importante para manutenção da comunicação entre o órgão fiscalizador e os empresários. "A reunião foi ótima. Estou saindo satisfeito. Adequar-se às exigências da Vigilância Sanitária não vai ser difícil. Espero que todos sigam as determinações pra gente só ter gelo ‘nota 10'", comenta.
Contato
A Coordenadoria de Vigilância Sanitária de Aracaju fica localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), situada à rua Sergipe, nº 1310, bairro Siqueira Campos. O telefone é (079) 2106-9766. O cidadão que quiser notificar alguma irregularidade pode entrar em contato com o órgão através do telefone 156.