Representantes de associações de moradores da Zona de Expansão de Aracaju foram recebidos na tarde desta segunda-feira, 14, pelo secretário-chefe de Gabinete, Bosco Rolemberg, e pela secretária municipal da Assistência Social, Rosária Rabelo, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Na oportunidade, a delegada colegiada do Conselho das Associações de Moradores do bairro Aeroporto e da Zona de Expansão (Combaze), Karina Drummond, apresentou uma pauta de solicitações à Prefeitura de Aracaju, com tópicos sobre auxílio moradia, segurança e transportes.
Além disso, Karina destacou a importância de ações paliativas que minimizem o sofrimento de famílias vítimas das chuvas na capital. "Qualquer benefício para eles é válido, pois muitos estão vivendo em situações precárias por conta dos alagamentos. É preciso que seja aberto um canal para o escoamento da água no povoado Areia Branca. Também pedimos a ampliação do horário da linha de ônibus que atende o bairro 17 de Março", disse Karina.
Atento às solicitações dos moradores, o secretário-chefe de Gabinete, Bosco Rolemberg, garantiu que ainda esta semana uma equipe da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) vai visitar a Zona de Expansão. "Iremos fazer uma visita nas áreas do Robalo, Areia Branca e Mosqueiro para verificar a situação e viabilizar ações. Sobre a questão do transporte, a SMTT já estuda a construção de um plano de mobilidade para a Zona de Expansão de Aracaju, que vai além do transporte público", destacou Bosco.
No que se refere ao auxílio moradia, benefício destinado às famílias atingidas pelas chuvas, a secretária da Assistência Social afirmou que foram cadastradas 439 famílias e que o recurso está sendo pago desde a última quinta, 10. "Acredito que o pagamento segue até amanhã. Vale registrar que o kit material de construção é concedido a partir do laudo da Defesa Civil e que é direcionado às pessoas em situações reais de prejuízo por conta das fortes chuvas que atingiram a capital", explicou Rosária.
Alugueis
A revisão dos contratos de alugueis dos moradores do conjunto Costa do Sol também estava na pauta de solicitações. De acordo com Karina, as imobiliárias colocam impasses na efetuação de contratos de apenas seis meses. "Elas somente aceitam que o período contratual seja de, no mínimo, um ano. E isso tem dificultado a vida dos moradores, visto que a prefeitura determina contrato de seis meses. Era preciso rever essa questão", frisou a delegada colegiada da Combaze.
Rosária Rabelo afirmou que teria de consultar a Procudoria Geral do Município e a Secretaria de Controle Interno para a verificar a possibilidade de ampliação do prazo contratual. "Quando houve a definição dos contratos de alugueis, em conversa com a Procuradoria e o Controle Interno, ficou decidido pelo prazo de seis meses, por conta da tramitação na Justiça. Assim, não há como manter um contrato se a decisão ocorrer antes do fim da vigência. Por isso foi estabelecido o contrato de seis meses com possibilidade de renovação por mais seis meses", explicou a secretária.
Nova reunião
Ao final da reunião, ficou definida a realização de um novo encontro entre os representantes dos moradores da Zona de Expansão com o prefeito Edvaldo Nogueira. A reunião acontece na próxima quinta-feira, 17, às 17 horas, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.