O Credpovo - Um Banco para Todos tem oportunizado a implantação e ampliação de micro e pequenas empresas em Aracaju. Nos primeiros cinco meses deste ano, o número de operações superou as realizadas em 2009 e representou mais de R$ 500 mil em investimentos. A justificativa para o aumento no volume de transações está no aquecimento da economia brasileira e no trabalho realizado pela equipe do programa, desenvolvido pela prefeitura, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).
O coordenador do Credpovo, Antônio Braz, destacou que até meados de junho deste ano praticamente já foram realizadas 76% das operações efetuadas ao longo de todo o ano de 2009. "O momento é favorável. Um dos motivos são as obras estruturantes que o do Governo Federal está realizando na região", esclareceu, acrescentando que o empreendedor está apostando no cenário econômico brasileiro.
Antônio Braz ressaltou ainda que o aumento no volume de operações também se deve ao trabalho que a equipe do Credpovo vem desenvolvendo na capital sergipana. "Estamos colhendo os frutos e seguindo à risca as determinações da administração municipal", acrescentou.
O resultado imediato disso é que os pequenos empreendedores estão apostando no mercado local. Um dos exemplos é Carlos Fernando Vale, sócio-diretor do Fisk Centro de Ensino, escola especializada nas línguas espanhola, inglesa e portuguesa. Ele já adquiriu o segundo financiamento e obteve resultados surpreendentes.
Desta vez, o empreendedor investiu na unidade da Fisk Centro de Ensino, sediada na Av. Murilo Dantas, 412, bairro Farolândia. Há dez anos em Aracaju, o empresário montou três unidades, gerando cerca de 700 empregos diretos. Em apenas um ano, após o primeiro empréstimo, o número de funcionários dobrou.
Empreendedorismo
O centro de ensino vem sendo destaque em nível nacional, após matéria publicada na revista 'Franquia e Negócios' com o título "Quem já Deu certo". O texto mostra que um dos melhores franqueados da rede Fisk, hoje com três lojas em Aracaju, acredita que para uma franquia dar certo é só o franqueador seguir o manual da rede. "Aquilo é uma bíblia, é só seguir que o sucesso vem".
O franqueado conta que investiu em treinamentos e se envolve de corpo e alma com o negócio. Sua sócia e esposa, Telma Diamante Vale, acredita que, sem atitude e paixão pelo que faz, uma empresa não vai para frente. Aliás, ela, o marido e o dono da franquia, senhor Fisk, aparecem na foto que ilustra a matéria da revista
Fernando Vale acredita que a busca pelo financiamento foi um tiro no alvo. "Serviu como um incentivo para a viabilização de um negócio no tocante a investimento em infraestrutura e equipamentos para modernização do negócio. A obtenção do crédito foi muito fácil. O projeto foi bem elaborado pelos técnicos. Não tive dificuldades, ressaltou.
Para um futuro próximo, o empresário pretende relocar outra unidade e investir na modernização. "A escola Fisk de Aracaju é um modelo em nível de Brasil. Estamos acima da média das demais escolas de idiomas", confirmou ele. Tanto é que, no primeiro investimento, aumentou a receita, e, no segundo, usou os recursos sem ter que se preocupar com o capital de giro.
Credpovo
O Credpovo foi implantado em 2003 com o objetivo de possibilitar a implantação, modernização e ampliação de micro e pequenos negócios. Em sete anos de aplicação, já foram investidos mais de R$ 13 milhões, gerando mais de 18 mil empregos. O programa conta com instituições financeiras parceiras, que viabilizam juros compatíveis, carência e prazos para pagamento.
O funcionamento é simples: os técnicos do programa elaboram os projetos. Após a liberação dos recursos, essa mesma equipe acompanha as ações voltadas para o empreendimento e orienta os proprietários visando sempre o crescimento do negócio.