Coordenação de Serviço Social é implantada na rede municipal de Saúde

Saúde
16/06/2010 18h08

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 16, a reunião de apresentação da nova referência técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS): a Coordenação de Serviço Social. O encontro teve início às 14 horas, no Complexo Integrado CEPS/CEREST, e reuniu assistentes sociais de todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju.

"A nova coordenação é um pleito histórico desta categoria que sentia a necessidade de ter uma referência técnica na estrutura organizacional da SMS. O secretário Antonio Samarone acatou a nossa solicitação e criou a Coordenação de Serviço Social. Agora contaremos com suporte técnico e operacional na atuação do assistente social no âmbito da rede municipal de saúde", declara a coordenadora de Serviço Social da SMS, Auxiliadora Rosa.

A reunião teve o objetivo de apresentar às assistentes sociais que atuam na saúde pública municipal o planejamento, metas e estratégias da coordenação recém-criada. "Essa coordenação vai articular os profissionais de serviço social, promovendo a interatividade e integrando as diversas ações já realizadas nas unidades de saúde com o objetivo de dar visibilidade e ampliar esse trabalho, sob o viés da promoção da saúde", acrescenta a nova coordenadora.

Um dos primeiros passos da Coordenação de Serviço Social será o mapeamento das ações executadas pelos assistentes sociais em cada uma das 43 USF do município para elaboração de um plano de ação para potencializá-las. Além disso, um dos maiores objetivos da nova coordenação é incentivar a atuação de grupos sócio-educativos nas unidades de saúde, a exemplo de grupos de idosos, obesos, hipertensos, gestantes, mães, pessoas com transtornos mentais e adolescentes.

Outra grande preocupação da coordenação de Serviço Social é o levantamento das necessidades emergentes e de capacitação dos profissionais de assistência social. "Também estamos propondo a efetivação e qualificação dos conselhos de saúde. O secretário pediu em regime de urgência e já estamos visitando esses conselhos para conhecer de perto sua atuação, com o objetivo de torná-los mais conscientes e participativos", pontuou a assessora do gabinete e integrante do Conselho Municipal de Saúde, Nadiege Reis Góis.