Durante os meses de março e abril deste ano, o elevado índice pluviométrico provocou alagamentos em diversos pontos da capital. Por estar situado abaixo do nível da avenida Melício Machado e, por conseguinte, haver dificuldades no escoamento das águas pluviais, o residencial Costa do Sol foi uma das áreas mais afetadas pelas chuvas nesse período.
Para prevenir a formação de pontos de alagamento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), iniciou neste mês a drenagem pluvial provisória para escoamento das águas do Costa do Sol, no bairro Atalaia.
Com investimentos no valor de R$ 989.552,43, o projeto tem prazo de execução de 60 dias e compreende a implantação de um canal provisório com 485 metros de extensão. A estrutura vai interligar o canal natural do Costa do Sol, passando pela avenida Hildete Falcão Baptista, ao canal já existente na avenida Heráclito Rollemberg.
Para garantir agilidade na execução dos serviços, vinte operários trabalham de segunda a sábado. No local já foram instalados 70 metros de tubos ármicos, que aumentará a vazão das águas. Foi construída também uma caixa de passagem para comportar resíduos sólidos.
Agilidade
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a iniciativa demonstra o compromisso da administração municipal com os moradores daquela região. "Em pouco mais de quinze dias desde que foram iniciadas, as obras estão em estado avançado. Uma retroescavadeira tem contribuído com o aterramento feito sobre a tubulação. Se nos próximos dias as chuvas previstas forem de pouca intensidade, a conclusão poderá ser antes do tempo previsto", declara.
O engenheiro acrescenta que, apesar de o projeto atender a uma necessidade imediata, os resultados surtirão efeitos já neste período. "A execução da obra irá auxiliar no escoamento das águas pluviais e reduzir os focos de alagamento no Costa do Sol e adjacências, evitando transtornos para as 72 famílias do residencial, bem como para os demais moradores da região", afirma.