Escolas da rede municipal iniciam festejos juninos

Educação
21/06/2010 08h10
Início > Noticias > 42107

O São João já começou nas escolas da rede municipal. Até o dia 30 de junho, pais, alunos, coordenadores e professores estarão comemorando a chegada de mais um ciclo junino, adaptando os costumes tradicionais dessa época aos trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas unidades escolares.

A valorização da cultura sergipana está sendo o ponto alto das comemorações. Com a presença do trio pé-de-serra Dengo do Forró e de quadrilhas juninas, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, localizado no bairro Industrial, se tornou palco para a realização de casamento caipira, sorteio do balaio e desfiles das rainhas da laranja, do milho e da pipoca.

"Esse evento vem resgatar e fortalecer a nossa cultura, promovendo uma interação entre membros da comunidade escolar, favorecendo também a elevação da auto-estima das crianças que gostam e fazem questão de participar dos eventos escolares", afirmou a coordenadora administrativa da Emef, Liliam Cristiane Oliveira.

A aluna Brenda da Silva, 9 anos, aproveitou o momento de confraternização em companhia dos pais. "Nunca tinha dançado quadrilha e essa foi uma boa oportunidade. Além de me divertir muito com meus amigos e provar comidas típicas, estou gostando de conhecer mais sobre a cultura nordestina", ressaltou com entusiasmo.

Já na Emef. Maria da Glória Macedo, localizada no Bairro Industrial, a animação se deu entre alunos do 1° ao 5° ano com paródias e quadrilhas. Acompanhados de pais, amigos e parentes, eles se divertiram ao som do cantor Osman do Acordeon.  "Trata-se também do momento de culminância do projeto ‘São João da Gente', cujo objetivo é evidenciar os aspectos culturais da festa através da dança, contação de histórias, paródias, produção de textos e cartazes", explicou a coordenadora pedagógica da Emef, Sônia Maria Campos, que almeja manter vivas as tradições nordestinas.

Entre as inúmeras comemorações juninas realizadas nas escolas municipais, os alunos da Emef. Anísio Teixeira estiveram na semana passada a bordo de uma espécie de 'Marinete do Forró' para conhecer pontos turísticos da capital, a exemplo da Orla de Atalaia, o Mirante da 13 de Julho, os Mercados Municipais, a Orlinha do Bairro Industrial e a Colina do Santo Antônio.

No domingo, 20, foi a vez da comunidade escolar da Emef. Papa João Paulo II se alegrar com a chegada do São João, marcado pelo passeio de carroça pelas ruas do bairro Santa Maria, que introduziu a festa realizada na quadra poliesportiva da escola. Lá, foram prestigiadas apresentações de quadrilhas, quermesses e sorteios de balaios.

"Nosso evento tem como principais colaboradores os pais, que ajudaram na decoração do espaço escolar com palhas, bandeirinhas e balões", conta a coordenadora pedagógica da Emef, Alessandra Acioli, que destaca também a importância do resgate dos costumes regionais.

Copa do Mundo

Durante os festejos juninos, grande parte das escolas utilizam uma temática em comum este ano: a Copa do Mundo. Prova disso é a decoração junina feita com bandeiras verde e amarela, sem falar na trilha sonora que remete à seleção brasileira e a conquista pelo hexacampeonato.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Emei Professor João Batista Douglas de Souza, Inês Maria da Silva, a festa acontecerá no dia 23 de junho e será  uma das ações do projeto intitulado ‘Douglas na roça e na Copa'. "Não podíamos festejar o São João e deixar passar em branco a empolgação da torcida brasileira em ano de Copa do Mundo, afinal forró e futebol são duas grandes paixões da nossa terra", destacou.

Na Emei Dom José Brandão de Castro também foi realizado na semana passada o ‘Forró Verde e Amarelo'. Assim como nas demais unidades escolares, os meninos e meninas desfrutaram de um cardápio diferenciado, repleto de comidas típicas, como milho, mungunzá, canjica e arroz doce.