Edvaldo decreta luto pela morte de Viana de Assis

Agência Aracaju de Notícias
21/06/2010 14h23

Nesta segunda-feira, 21, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, decretou luto oficial de três dias na capital sergipana pela morte do ex-prefeito Antônio Fernandes Viana de Assis. O político e também advogado havia saído no último dia 4 do Hospital Primavera após retornar de uma viagem a São Paulo, onde teria realizado alguns exames e sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Nascido em setembro de 1934, Viana de Assis viveu a infância durante o regime do Estado Novo, tendo o discernimento e inteligência de compreender o momento político e, posteriormente, se engajar em movimentos estudantis e se dedicar à política sergipana.

Estudante do Ateneu, Viana de Assis participou da organização e da militância estudantil, onde foi companheiro de outras personalidades políticas do estado. Em 1958, Viana foi eleito deputado estadual. No ano de 1962, se reelegeu, mas acabou sendo cassado pelos militares em 1964.

Prefeitura

Na década de 1980, Viana voltou à política como vice-prefeito na chapa do deputado federal Jackson Barreto, tendo assumido em 1988-89 a prefeitura após a cassação política de Jackson. Uma das marcas da administração de Viana foi a construção do calçadão da 13 de Julho, um dos pontos turísticos da cidade.