Conselho Municipal de Assistência Social elege nova diretoria

Família e Assistência Social
22/06/2010 18h19
Início > Notícias > Conselho Municipal de Assistência Social elege nova diretoria

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou na tarde desta terça-feira, 22, o Fórum de Entidades Não Governamentais inscritas no CMAS. Na oportunidade, foram escolhidas os 11 conselheiros titulares e 11 suplentes de Organizações Não Governamentais (ONGs) que vão dirigir o Conselho até 2012.

"Hoje as instituições não governamentais votaram e foram votadas. Esse é um espaço democrático e respeitado, e isso é o reflexo das ações do CMAS", afirmou a presidente do Conselho, Lucinda Melo. Segundo ela, o Fórum é de grande importância porque é nele que são eleitos as instituições que terão assento no Conselho.  

Além dos 11 eleitos durante o Fórum, mais 11 conselheiros titulares serão indicados por entidades governamentais, como a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). A conselheira Yolanda Oliveira ressaltou a importância da eleição. "Esse momento é de fundamental importância para a sociedade civil, porque é aqui no conelho que ajudamos a fortalecer ainda mais a política de Assistência Social no município de Aracaju", destacou.

Órgão consultivo, deliberativo, de caráter permanente no âmbito municipal, o CMAS foi instituído pela Lei 2.377, de 14 de maio de 1996, e é responsável pela coordenação, execução, acompanhamento e fiscalização da política municipal de assistência social. O conselho também aprecia e aprova o orçamento e o fundo, criando as condições para o controle social. Sua finalidade é definir prioridades e diretrizes da política de assistência social, atuando no controle da execução e permitindo a efetivação do sistema descentralizado e participativo.

Confira a lista das instituições eleitas

Instituições Religiosas
Titular: Instituto Social das Medianeiras da Paz
Suplente: Lar Evangélico das Assembleias de Deus no Estado de Sergipe

Associações Comunitárias
Titular: Associação Comunitária Centro de Integração da Família
Suplente: Associação Comunitária do Bairro São Carlos

Associação de Idosos
Titular: Asilo Rio Branco
Suplente: Serviço de Assistência e Movimento de Educação (Same)

Instituições de Atendimento a Crianças e Adolescentes
Titulares: Instituto Menino Jesus, Legião da Boa Vontade (LBV), Associação Beneficente Santa Terezinha do Menino Jesus, Instituto Lourival Fontes
Suplentes: Eunice Weaver, Casa da Domésticas Dom José Vicente Távora, Associação de Moradores e Amigos da Nova Brasília (Amambe), Casa Maternal Amélia Leite

Associação de Portadores de Deficiência
Titulares: Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Estado de Sergipe (Ipaese), Associação de Ecoterapia (ASE)
Suplentes: Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise), Centro de Integração Raio do Sol (Ciras)