A animação do Forró Caju não fica por conta apenas dos trios pé-de-serra e das bandas de forró. Na democrática festa da capital sergipana, há também espaço e público para as bandas de pífanos. Ainda durante a tarde, quando começa a programação do arraial, os grupos iniciam sua peregrinação pelas áreas que circundam o mercado municipal Thales Ferraz, espalhando sua musicalidade suave e encantadora. Ao final da noite, o pessoal do pífano se apresenta no palco do arraial. ‘Não há como ficar parada. A sonoridade é maravilhosa, de fazer o corpo balançar e a gente acompanhar', afirmou a estudante Vilma Cruz.
Segundo o músico Edmar Santos, do grupo Pilão Pife, a presença das bandas de pífanos no Forró Caju é um grande diferencial que demonstra o interesse da Prefeitura de Aracaju em preservar a cultura sergipana. ‘Isso é valorizar as nossas referencias culturais e valorizar as bandas de pífano. A receptividade do público tem sido grande, muitos são aqueles que nos acompanham quando estamos agitando a festa pelas proximidades do arraial', declarou Edmar.
Festejando idade nova nesta terça-feira, 23, véspera de São João, a estudante Amanda Matos se deixou levar pela encanto dos pífanos e dançou com o grupo Pilão Pife. ‘Está tudo maravilhoso. Estou fazendo aniversario hoje e me divertindo bastante. Adorei o som deles, é bem dançante. O Forró Caju é a melhor festa do mundo', garantiu Amanda.