Moradores da Salina São Marcos desocupam área

Agência Aracaju de Notícias
23/06/2010 12h01
Início > Noticias > 42208

Mais de 170 famílias que antes moravam em barracos, na ocupação Salina São Marcos, no bairro Lamarão, em breve receberão moradias dignas. As casas serão construídas pela Prefeitura de Aracaju no mesmo terreno, que agora se chama Loteamento Vitória da Resistência. Na manhã desta quarta-feira, dia 23, equipes das Empresas Municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb) foram ao local para realizar a derrubada dos barracos, etapa necessária para o início do processo de urbanização do local.

De acordo com a coordenadora de Benefícios Eventuais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Maria das Graças Santos Oliveira, todo o processo de desocupação está sendo feito em comum acordo com a comunidade. "Nós realizamos diversas reuniões com os moradores da região e eles concordam que o melhor é sair desse ambiente insalubre e aguardar a construção das moradias. Eles tiveram 40 dias para desocupar a área e deu tudo certo", explicou Maria das Graças.

Segundo ela, enquanto as casas não forem construídas, a população não ficará desamparada. "Cada família que morava nesse local foi cadastrada na Semasc e já está recebendo um auxílio-aluguel de R$ 300. A grande maioria já está bem estabilizada em casas alugadas, onde ficarão até que suas novas moradias fiquem prontas", garantiu a coordenadora.

Prevenção

De acordo com o secretário chefe de Gabinete da Prefeitura de Aracaju, Bosco Rolemberg, a maior preocupação da PMA é com a segurança e a saúde das pessoas. "A nossa ação nessa área do Lamarão tem dois objetivos. Além de garantir moradia digna a essas pessoas, a Prefeitura se antecipa a qualquer tragédia que possa vir a acontecer, principalmente agora, com a chegada do inverno", disse Bosco, enfantizando a importância de o prefeito Edvaldo Nogueira ter atendido aos anseios dos moradores.

A Guarda Municipal de Aracaju acompanhou a derrubada dos barracos, que ocorreu sem transtornos ou problemas. "Cerca de 20 homens da Guarda vieram ao local para garantir a segurança da população e do pessoal que realiza a demolição", afirmou a tenente Jucimary Moura, da GMA.

Felicidade

Para a dona de casa Claudiere Francisca, que morou em um barraco no local durante 13 anos, esta é a oportunidade de finalmente colocar a família em um local digno e seguro. "Que bom que a Prefeitura teve essa iniciativa. Agora só nos resta esperar e acompanhar a construção das casas", disse Claudiere.

A comerciante Zaíra de Jesus Santos, que voltou ao local para buscar os últimos pertences, também tem esperanças de melhorar de vida. "Já recebemos o documento da prefeitura, que garante o auxílio moradia, e deu para providenciar o aluguel com antecedência. As casas serão ótimas, muito melhor do que morar nos barracos", comemorou Zaíra.