Emsurb faz balanço das atividades no Forró Caju 2010

Serviços Urbanos
30/06/2010 17h59
Início > Noticias > 42331

Durante os 12 dias de Forró Caju, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), montou uma grande estrutura de apoio para fiscalização do comércio, limpeza da área e arrecadação de donativos para as vítimas da chuva em Alagoas e Pernambuco.

A fiscalização do comércio de bebidas, alimentos e outros produtos foi realizada por 115 fiscais, 27 supervisores e 8 coordenadores. "As equipes de fiscais circulavam pela área da festa e ficavam distribuídas nas sete entradas do evento, evitando a entrada de pessoas com garrafas de vidro e bebidas de marcas não patrocinadoras oficiais", esclareceu o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Antônio Carlos.

Fiscalização

Em 12 dias de festa foram lavrados 63 termos de apreensão de mercadorias, entre bebidas, chapéus, alimentos e balas, que estavam sendo comercializandos de forma irregular. A devolução do material acontece a partir desta quinta-feira, 1º de julho, na sede da Emsurb, localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira). Para receber a mercadoria, o proprietário deverá apresentar a guia de apreensão e o documento de identidade.

Limpeza

Diariamente, após a festa, toda a área externa do evento recebia os cuidados das equipes de limpeza, para a varrição, recolhimento do lixo e lavagem. "Foi montada uma estratégia de limpeza para que não interferisse no cotidiano do centro comercial", explicou o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, José Roberto Gomes.

Com uma média de 100 mil pessoas por noite, chegando em alguns dias a mais de 150 mil, a última edição do Forró Caju revelou um aumento considerável da produção total de lixo. "No ano passado foram recolhidos 42 toneladas de lixo. Este ano houve um grande aumento, chegando a 54,1 toneladas recolhidas", informou Roberto Gomes. Para atender ao público também foram disponibilizados 150 banheiros químicos, distribuídos em toda a área do grande arraial.

Em cada dia de evento foram utilizadas 8 equipes, com 12 agentes de limpeza, 5 caminhões pipa, 1 caminhão coletor, 1 caixa coletora e 6 caçambas. "Nossa avaliação foi positiva e a limpeza saiu a contento. Os comerciantes e turistas elogiaram o trabalho, uma vez que toda a área estava completamente limpa no início da manhã", ressaltou o gerente de Limpeza Urbana.

Arrecadação de donativos

Os funcionários da Emsurb, juntamente com a Guarda Municipal, também ficaram responsáveis pelo armazenamento de donativos para as vítimas da chuva em Alagoas e Pernambuco. Nos locais de entrada da festa foram montados pontos de arrecadação, onde foram recolhidos 160 quilos de alimentos não perecíveis e 2 mil litros de água.