Com o objetivo de tratar de questões ligadas a comunidade escolar, a secretária municipal da Educação (Semed), Tereza Cristina Cerqueira da Graça, promoveu um novo encontro com o grupo de trabalho formado por coordenadores gerais de unidades escolares. A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, 1º de julho, no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos.
Os coordenadores participaram do sorteio de inscrições para ‘Congresso Internacional sobre Formação dos Professores', que irá acontecer entre os dias 8 e 10 de julho, em Maceió/AL. As Emeis Maria Clara Machado, José Augusto Arantes Savazine, Jovino Pinto, Joaquim Cardoso, Dom Helder Câmara, Ana Luiza Mesquita, bem como as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Olavo Bilac e Diomedes Santos Silva, foram contempladas.
Tereza Cristina Cerqueira da Graça tratou da autonomia dos Conselhos Escolares e da coordenação escolar, abordando questões sobre os interesses corporativo e das famílias que integram a comunidade escolar. "Desde o mês de março fazemos esse encontro com o intuito de discutir o papel do gestor escolar e garantir a continuidade e a qualidade desse serviço. É um trabalho de orientação para envolver e ganhar adesão de toda a comunidade escolar", ressaltou a secretária.
Já a diretora de planejamento da Semed, Tereza Hortência da Silva, tratou das obrigações dos Conselhos Escolares e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Através de discussões, os profissionais interagiram, tiraram dúvidas e enviaram sugestões. "Essa é uma oportunidade de interagir diretamente com a secretária e solicitar as demandas mais urgentes de cada unidade escolar. É também o momento de trocar conhecimentos da realidade vivida por cada escola", afirmou a coordenadora geral da Emei. José Augusto Savazine, Cristiane Costa.
Experiências
O secretário do Grupo de Trabalho dos Coordenadores Gerais da Semed, Carlos Augusto dos Santos, compartilhou as experiências vivenciadas no ‘II Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares', que ocorreu de 8 a 11 de junho, em Brasília. Logo em seguida, a reunião foi finalizada com a reflexão do texto ‘Gestão Escolar Contemporânea: diálogos possíveis entre adultos e jovens', de Marcele Gonçalves de Ávila.