Assistência Social promove curso de formação de multiplicadores

Família e Assistência Social
02/07/2010 08h03
Início > Noticias > 42342

Assistentes sociais e psicólogos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) participam desde quinta, 1° de julho, do curso de formação de multiplicadores ‘Educação e Vida', ministrado pelo pedagogo Alfredo Carlos Gomes da Costa, de Belo Horizonte. Com a carga horária de 16 horas, o curso aborda os conceitos, métodos e técnicas de abordagem e atendimento de adolescentes e seus familiares. O curso acontece também nesta sexta, 2, no hotel Sandrin, bairro Atalaia.

De acordo com a coordenadora do curso, Rosana Adrião, participam das atividades 40 profissionais que atuam nos Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e abrigos. "Parte desses participantes são concursados aprovados recentemente. O nosso objetivo é difundir o conhecimento da ação educativa no atendimento dos adolescentes e seus familiares. Esse processo será contínuo, até o final do ano, com a capacitação também dos educadores", explicou Rosana.

O pedagogo Alfredo Carlos destacou que o curso é desenvolvido em três eixos - Educação de Valores, Protagonismo Juvenil e Cultura da Trabalhabilidade -, cujo objetivo primordial é orientar na formação do jovem cidadão. "A ideia é desenvolver o conceito de ação social buscando a formação do jovem autônomo, enquanto pessoa; solidário, enquanto cidadão; e competente, enquanto futuro profissional. Por isso os três eixos. O primeiro busca trabalhar os valores para que o jovem possa analisar a situação e tomar decisões; o segundo busca desenvolver a cidadania solidária e o terceiro tem o propósito de desenvolver habilidades básicas por parte do educando, que lhe serão úteis por toda a sua vida", ressaltou Alfredo.

Para a assistente social Anne Caroline Barbosa, o curso é uma oportunidade de agregar conhecimento no desempenho das suas atividades diárias. "É muito importante esse trabalho porque nos mostra a dinâmica de como atender os jovens e seus familiares. O curso destaca a nossa sabedoria em ouvi-los e a forma como trabalhar a conscientização deles sobre os mais diversos temas sociais, de maneira a construir e a despertar sua consciência cidadã", afirmou Anne Caroline.