Aracaju recebe seis ambulâncias para o transporte social e sanitário

Saúde
01/07/2010 18h37
Início > Notícias > Aracaju recebe seis ambulâncias para o transporte social e sanitário

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) amplia a frota para qualificar a assistência aos usuários do serviço de Transporte Social e Sanitário da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A cidade foi contemplada nesta quinta, dia 1º, com seis novas ambulâncias tipo ‘A', destinadas aos pacientes que não apresentam risco de complicação e ou de vida e que necessitam de remoção de uma unidade hospitalar para outra, dentre outros serviços.

As novas viaturas foram entregues ao prefeito Edvaldo Nogueira pelo governador Marcelo Déeda, em solenidade realizada no auditório do Centro de Convenções de Sergipe (CIC). Para receber as ambulâncias, estavam no evento o secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone de Santana, e a coordenadora Rede de Urgência e Emergência (Reue-Aju), Waneska Souza.  Ao todo, o governo estadual doou 145 ambulâncias aos 75 municípios sergipanos.

"Com as seis novas viaturas, ampliamos para 13 o número de viaturas da nossa frota do serviço de transporte social. Agora, pacientes sem risco de vida, como os pacientes com alta e pacientes psiquiátricos, deixarão de ser transportados pelas equipes e viaturas do Samu. Essa medida é um avanço para a população usuária do Sistema Único de Saúde [SUS] e para reduzir as demandas para o Samu", comemora Antônio Samarone.     

A coordenadora da Reue, Waneska Souza, informa que o serviço de transporte social da SMS atendeu no mês de junho deste ano 315 usuários, realizando 2.141 remoções. "Desde o dia 18 do mês passado, quando a SMS inaugurou o serviço de transporte sanitário, desafogamos as demandas do Samu, que deixou de realizar 16 transferências só em junho. E agora, com a ampliação dessa frota, estaremos dando um melhor atendimento aos usuários da rede pública de saúde", ressalta a coordenadora.  

Novas ambulâncias

As ambulâncias tipo ‘A' para o transporte sanitário público estão previstas na Portaria 2048, que normatiza o regulamento técnico das urgências e emergências estaduais usadas no transporte social. Esse serviço é destinado ao transporte de pacientes hospitalizados com risco pequeno e pacientes psiquiátrico, que não apresentem risco de complicação durante o transporte.

 Outras situações são para aqueles pacientes acamados, que recebam alta e/ou precisem ser removidos de uma unidade para realizar exames em uma outra unidade de saúde. Esse serviço até então era realizado por ambulâncias grandes, doadas pelo Samu de Aracaju e ou pela própria equipe do Samu.

Hoje, a frota do transporte serviço social da SMS totaliza 13 viaturas e é composta por duas vans para tratamento de hemodiálise e oncologia; três kombis para fisioterapia; uma kombi para Tratamento Fora do Domicílio (TFD); duas ambulâncias com maca para remoção de pacientes acamados para consulta-revisão ortopédica e fisioterapia e as seis novas pequenas ambulância, destinadas para altas de pacientes e acamados dos dois hospitais municipais.