Aracaju conta com representante no Conselho Nacional das Cidades

Planejamento e Orçamento
05/07/2010 10h12
Início > Notícias > Aracaju conta com representante no Conselho Nacional das Cidades

A Prefeitura de Aracaju agora tem assento no Conselho Nacional das Cidades. A coordenadora de Habitação da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Maria de Abreu, foi eleita conselheira nacional pela maioria dos delegados presentes na IV Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, e irá representar o estado de Sergipe, assim como todo o nordeste. Um representante do estado do Maranhão ocupa a vaga de suplente.

"A participação do estado de Sergipe nesse conselho, através da Prefeitura de Aracaju, mostra que somos atuantes no setor de desenvolvimento urbano. No conselho teremos oportunidade de mostrar nosso trabalho e vamos tentar contribuir para que nosso país alcance um nível de desenvolvimento urbano para melhorar a qualidade de vida de todos", afirma Maria de Abreu.

"Nosso trabalho no conselho será levar o acúmulo regional e local das nossas discussões acerca do desenvolvimento urbano para disputar nacionalmente as melhores políticas públicas. Além de fiscalizar todos os encaminhamentos do Ministério das Cidades", completa a coordenadora de Habitação.

Além da vaga ocupada pela Prefeitura de Aracaju no segmento do poder público municipal, Sergipe ainda terá mais duas representações nacionais através do segmento de movimento social. Os novos conselheiros tomarão posse nos seus cargos a partir do próximo ano.

Conselho

O Conselho das Cidades (ConCidades) foi criado no ano de 2004 e representa a materialização de um importante instrumento de gestão democrática da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano - PNDU. É um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura do Ministério das Cidades e tem por finalidade estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da PNDU, bem como acompanhar a sua execução.

IV Conferência Nacional das Cidades

A eleição dos conselheiros aconteceu durante a IV Conferência Nacional das Cidades, realizada de 19 a 23 de Junho de 2010. Na ocasião, cerca de 3 mil pessoas de todo o país, entre delegados, observadores, autoridades internacionais e servidores do Ministério das Cidades, se reuniram no Distrito Federal para discutir e votar temas relacionados à Política de Desenvolvimento Urbano do país.

A 4ª Conferência Nacional das Cidades teve como tema: ‘Cidade para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social'. Durante cinco dias foram debatidos os avanços, dificuldades e desafios na implantação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Além da Seplan, enviaram representantes para o evento as secretarias municipais de Controle Interno (Semci) e Assistência Social e Cidadania (Semasc).