PMA incentiva uso da bicicleta entre os trabalhadores

Serviços Urbanos
06/07/2010 09h02
Início > Notícias > PMA incentiva uso da bicicleta entre os trabalhadores

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem incentivado cada vez mais o uso de bicicletas como um meio de transporte alternativo, e o resultado já pode ser notado. É visível o crescimento do número de ciclistas e seus grupos organizados na cidade. Mas o grande foco do município é tornar esse novo modal uma prática cotidiana entre as trabalhadoras e trabalhadores da capital.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) dá o exemplo ao estimular o uso das bicicletas. Atualmente cerca de 10% dos seus funcionários já estão indo trabalhar diariamente com a ‘magrela'. "Eu vou trabalhar de bike sempre que o tempo permite. Procuro colocá-la em meu dia-a-dia, principalmente porque, hoje, é um meio alternativo mais rápido, pois evito congestionamentos. Além de contribuir com o meio ambiente e com minha saúde, já que o corpo está em movimento", declara o jornalista Arthuro Paganini, da assessoria de comunicação.

"É importante ressaltar que, em Aracaju, andar de bicicleta ficou muito fácil. Depois do constante incentivo da Prefeitura, com a construção e ampliação das ciclovias, campanhas publicitárias e educativas o povo tem se conscientizado e seguido essa nova tendência. E nosso diferencial está, principalmente, na aposta que a Prefeitura faz com essa idéia", completa Paganini. Quem também usa a bicicleta para se deslocar ao trabalho é a arquiteta da Emsurb, Edenilza Dantas.

Por isso, foi colocado na sede da Empresa de Serviços Urbanos quatro bicicletários - equipamento urbano para guardar as bicicletas e demais acessórios com segurança. "Todos estão à disposição dos funcionários da Emsurb e dos visitantes do Parque da Sementeira [Augusto Franco]. Atualmente temos quatro biciletários, onde cada um conta com 10 vagas. Estamos preocupados com o meio ambiente e principalmente com a saúde de todos. Por isso, o nosso papel é incentivar essas iniciativas", afirma o gerente administrativo, Laelson Almeida.

Projetos

Os frutos dessas ações têm sido tão positivos que, para atender aos pedidos dos funcionários da Emsurb, a empresa já se prepara para ampliar o número de biciletários no Parque da Sementeira. "Já temos projetos para aumentar o número de vagas para que os funcionários e ou visitantes do parque possam guardar suas bikes com segurança. Outro projeto é construir biciletários na sede da Rua Acre", informa Laelson Almeida.