Prefeitura conclui curso de informática no Jardim Esperança

Formação para o Trabalho
09/07/2010 11h48

Na próxima segunda-feira, 12, mais 19 cidadãos estarão concluindo o curso de informática básica ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). As aulas aconteceram na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança e foram frequentadas por alunos de 16 a 61 anos.

A convivência diária entre jovens e pessoas com maior experiência de vida garantiu um excelente desempenho à turma. "O objetivo é sempre ter uma verdadeira miscelânea na turma, somando os potenciais de cada um", diz o instrutor do curso, Wanderson Henrique da Paixão Santos, 23 anos.

Há quatro anos, Wanderson Santos ministra aulas de informática para a Fundat e tem um vasto currículo. O professor é técnico no Office, Corel Draw, Photoshop; manutenção em micro e em rede. De acordo com os alunos, Wanderson demonstra conhecimento e dinamismo nas aulas. "Procuro ensinar da melhor maneira possível, de forma clara, com uma linguagem que todos entendam", comenta Wanderson.

Conhecimento

A funcionária pública municipal Ivonete Costa é arquivista e resolveu fazer o curso para desempenhar melhor suas funções profissionais. "Hoje não podemos fazer nada sem informática. Todos precisam acompanhar a evolução tecnológica", diz.

O vigilante Luiz da Silva Porto, 61, conta que o curso está trazendo vários benefícios para ele, inclusive novas amizades. "Estou me sentindo em casa, com pessoas que têm o mesmo objetivo: a busca do conhecimento", relata, acrescentando que o computador deixou de ser um equipamento estranho. "Agora posso viajar pelo mundo por meio da internet", comemora.

O estudante Alisson Jadson Ferreira dos Santos, 19, está em contagem regressiva para receber o certificado. "Estou desejando muito trabalhar e sei que a informática é essencial para o primeiro emprego", destaca. "Pensei que, por ser gratuito, o curso seria apenas mais um. Realmente a gente se engana. Agora estou preparado para enfrentar o mercado de trabalho", garante Alisson.