Com o objetivo de centralizar em um só local os procedimentos para o licenciamento de obras, e ao mesmo tempo garantir maior agilidade no andamento dos processos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está construindo o Centro de Atendimento ao Cidadão, ou Ceac da Construção Civil. O prédio, que está sendo erguido ao lado da sede da empresa, representa um investimento de R$ 450.232,19 na melhoria do atendimento ao público.
Iniciada em maio deste ano, a obra está em ritmo acelerado. De acordo com o engenheiro da Emurb Geraldo Santana, a previsão é de que os serviços sejam concluídos dentro do prazo de 120 dias. "Praticamente 80% da fundação já foram realizadas. Foram implantadas as sapatas e os arranques de pilares", detalha o engenheiro.
Geraldo acrescenta que, se não fosse a dificuldade da remoção das instalações elétricas e hidráulicas, a obra poderia estar ainda mais adiantada. "Tivemos que executar o serviço em meio aos fios e tubos de encanações, mas a partir da próxima semana as obras terão um ritmo mais acelerado. Assim que concluirmos o trabalho de fundação, aplicaremos a camada impermeabilizadora, e, posteriormente, será feita a edificação das paredes. Feita essa parte, a obra, que já está com 22% dos trabalhos em andamento, ganhará mais agilidade", ressalta.
Projeto
O projeto arquitetônico foi elaborado de acordo com padrões modernos, em 335 m² de área construída. Funcionarão no local 11 guichês de atendimento de diversas empresas ligadas à construção civil e três salas individuais. "Os guichês e salas estão sendo instalados no térreo, porém, todo o projeto está sendo erguido para que, caso haja uma necessidade futura, um novo andar seja edificado", conta Geraldo.
De acordo com o engenheiro, o Ceac da Construção Civil é uma das obras mais aguardadas para este ano. "Como o prazo de execução da obra é de quatro meses, em breve o novo Ceac vai agilizar o andamento dos processos de licenciamento, facilitando a vida de milhares de pessoas que, no competitivo mercado imobiliário, dispõem de cada vez menos tempo. Com esta obra, será reduzido consideravelmente o tempo para licenciamento de obras na capital", enfatiza.