Escolas, professores, coordenadores e diretores da rede de ensino fundamental de Aracaju comemoram o crescimento de dois décimos no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), realizado em 2009. A princípio, o aumento pode parecer nada significativo, mas ao avaliar o trabalho dos profissionais envolvidos na educação de meninos e meninas da 1ª a 8ª séries ou do 2º a 9º anos, é possível perceber o que significa essa evolução. Para se ter um ideia, o atual Ideb geral da capital sergipana é 3.5, sendo que o Ministério da Educação tinha previsto um índice de 3.3 para 2009 e 3.7 para o ano de 2011.
Segundo a coordenadora de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Antônia Arimatéia, o crescimento de dois décimos reflete o sucesso do esforço da rede municipal em melhorar o aprendizado dos alunos e contribuir para uma educação eficaz. "O índice do Ideb é o resultado de uma avaliação da Prova Brasil juntamente com o índice de repetência e aprovação, e também de evasão. Isso quer dizer que não basta focar apenas no conteúdo, no ensino, mas é preciso também acompanhar o aluno. Verificar a sua frequência , procurar saber o porque das faltas e tomar medidas para incentivar a presença na escola. Esse é o trabalho que temos feito há dez anos", explicou Antônia.
Realizada nos anos ímpares, a pesquisa do Ideb ocorreu pela primeira vez em 2005, quando toda rede de ensino fundamental no país foi avaliada de surpresa. De acordo com Antônia, há cinco anos, Aracaju teve um índice geral de 2.9. "Com isso, o MEC estabeleceu metas para que em 2022 alcancemos o Ideb 6. Assim, com o crescimento que obtivemos no ano passado podemos perceber que estamos além do índice projetado, o que nos fortalece e nos mostra que os esforços estão sendo válidos e que podemos crescer ainda mais dentro das nossas possibilidades. Com isso, ficamos ainda mais entusiasmados e crentes em conseguir o índice 6 antes mesmo de 2022", avaliou a coordenadora de ensino fundamental da Semed.
Escolas
Das 43 unidades de ensino fundamental da rede municipal, 36 participaram da pesquisa do Ideb em 2009. Na avaliação, as escolas são divididas em dois segmentos: da 1ª a 4ª séries (ou 2º ao 5º anos) e da 5ª a 8ª séries (ou 6º ao 9º anos). Dessa maneira é possível ter um acompanhamento de todo o ensino fundamental dos alunos da rede pública de educação. De acordo com Antônia, com o índice é possível verificar as deficiências de cada unidade e trabalhar para a sua melhorias e assim conquistar uma maior média.
"Com o índice podemos avaliar o desempenho da escola, apontar as falhas e buscar encontrar meios de melhorar esse índice. Nessa última pesquisa tivemos uma escola que obteve a média 4.8 e outras que ficaram mais abaixo. Nestas últimas, iremos somar ainda mais esforços. Costumo comparar esse trabalho de educação com o de uma formiguinha, pois os resultados surgem a longo prazo. Agora já estamos colhendo os primeiros pequenos frutos e continuaremos a trabalhar com intuito de melhorar cada vez mais", explicou Antônia.