Prefeitura cadastra famílias retiradas do aterro do Santa Maria

Serviços Urbanos
12/07/2010 17h15
Início > Noticias > 42414

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou nesta segunda-feira, 12, o cadastramento das pessoas que tentavam trabalhar como catadores no aterro controlado do bairro Santa Maria. Segundo a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, o cadastro não é, de forma alguma, uma garantia de acesso à área do aterro.

"Após a realização da primeira ação, que foi a retirada das famílias presentes na área do aterro controlado, estamos iniciando o cadastramento dessas pessoas, com o intuito de conhecer o trabalho que exercem. Em seguida, estudaremos as alternativas e propostas para afastar as famílias definitivamente da catação de lixo no aterro", informa Lucimara Passos.

A assistente social da Emsurb, Sônia Cristina Fonseca Santos, está acompanhando de perto o cadastramento das famílias, que está sendo realizado em parceria com a empresa Torre. "O fato é que as pessoas não podem viver em condições subumanas. Pensando nisso, estamos orientando as famílias a realizarem um cadastro, com o nome, endereço e informações sobre sua família e atividades. Depois disso, vamos encaminhar os dados à diretoria da Emsurb", destaca.

Atuação

A retirada das famílias começou na última quarta-feira, 7, com a atuação conjunta das equipes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Conselho Tutelar do 1º Distrito..

"Firmamos o compromisso de dar continuidade às ações junto aos demais órgãos, principalmente o Conselho Tutelar", frisa Lucimara. Na sexta-feira, dia 9, a Emsurb deu prosseguimento ao trabalho com a apreensão de cavalos. Segundo o gerente de Limpeza Urbana, José Roberto Gomes, foram apreendidos cinco animais que estavam soltos na área do aterro.