Edvaldo acompanha posse da diretoria da Fecomércio

Agência Aracaju de Notícias
13/07/2010 08h03

Um grande evento no Centro de Convenções de Sergipe marcou a noite dessa segunda-feira, dia 12: a posse da nova diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio). O empresário Hugo França entregou a presidência da entidade a Abel Gomes da Rocha Filho, que terá como 1º vice-presidente o empresário Marcelo Oliveira. A solenidade contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira.

A Fecomércio foi constituída para liderar a comunidade empresarial do Comércio de Bens e Serviços e Turismo, com reconhecida influencia no desenvolvimento de competência empresarial com visão global do setor; atuar em prol das causas dos sindicatos; e garantir estrutura econômica sólida com ética e dependência a fim de assegurar sustentabilidade e benefícios para a categoria.

Em seu discurso de posse, Abel destacou que a proposta da nova diretoria é continuar as ações já desenvolvidas e estimular o uso dos servidos oferecidos pela Fecomércio, Sesc e Senac. "Atualmente temos uma creche funcionando em Aracaju onde 50 crianças são atendidas, mas desejamos ampliar esse número, com a construção de mais duas unidades", revelou.

Ele ainda destacou que pretende fortalecer o atendimento do Sesc no interior sergipano, por meio de parcerias com prefeituras. Não esquecendo do Senac, Abel afirmou que ampliará a grade de cursos da instituição, principalmente os cursos técnicos e as pós-graduações. "Nos próximos quatro anos vamos também dar enfoque na revitalização do comércio central e do bairro Siqueira Campos em um trabalho conjunto com a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado", disse o novo presidente.

O ex-presidente da federação, Hugo França, relatou que saiu com sentimento de dever cumprido. "Tenho certeza que dei o melhor de mim e desejo que o novo presidente seja bem sucedido e que ofereça beneficio à classe comercial e empresarial", destacou. Hugo lembrou como destaques da sua administração a construção do Sesc de Indiaroba e Nossa Senhora do Socorro, e a oferta de cursos para empresários, dos ramos atacadista e varejista.

Continuidade

Para o prefeito Edvaldo Nogueira a posse significa a continuidade de um trabalho importante que vem sendo realizado. "A Fecomércio é fundamental para o desenvolvimento do comércio aracajuano, pois essa atividade tem papel importante na economia. Quase metade do PIB vem desse setor", destacou.

Edvaldo ressaltou ainda a parceria existente entre poder público e a federação. "Hugo França fez uma grande parceria com a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado, com uma integração valiosa para toda a sociedade. Tenho certeza que Abel manterá esse bom diálogo", destacou. Durante a cerimônia, o prefeito de Aracaju recebeu das mãos de Hugo França o troféu do 26º Encontro de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Nova diretoria

A nova diretoria da Fecomércio é formada por: Fernando Augusto Moraes Silva - 2º vice-presidente; José Marcos Andrade - 1º secretário; Edivaldo Francisco Cunha - 2º secretário; Alex Garcez - 1º tesoureiro; Hugo Lima França - 2º tesoureiro; Juliano César Faria Souto - diretor para Assuntos do Comércio Varejista e Atacadista; Gilson Silveira Figueiredo - diretor para Assuntos Governamentais; Francisco de Assis Santos - diretor para Assuntos da Comunidade e Serviços; Carlos Baptista Dias - diretor para Assuntos Fiscais e Tributários; e Fernando Silva Barreto - diretor para Assuntos Trabalhistas.

Biografia

Abel Gomes da Rocha Filho nasceu na cidade de Aracaju, no dia 1º de agosto de 1963, sendo o terceiro dos seis filhos do casal Abel Gomes da Rocha e Maria de Lourdes Lima da Rocha. Iniciou a educação infantil no Educandário Menino Jesus e passou pelo Colégio Nossa Senhora Menina. Em 1975 começou o ensino ginasial no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora. Anteriormente e, em paralelo, com 12 anos de idade, o seu pai o levou para ajudá-lo no seu estabelecimento comercial, em princípio, aos finais de semana e nas férias escolares. Era o Armazém Sul Americano, sociedade dos senhores Abel e Elizaldo, o seu tio, local que seria de grande valor para consolidar a experiência e desenvolver o seu tino comercial. 

Em 1977, aos 14 anos, já trabalhava todos os dias, durante meio expediente, conciliando os estudos e as atividades esportivas. Com 18 anos, em 1982, ingressou no curso de Administração de Empresas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Em 1986, com 22 anos, abriu a sua primeira empresa, com a razão social Gomes da Rocha Comércio e Representações Ltda, nome fantasia Loja Esporte & Lazer, no Centro de Aracaju. Pioneira, na época, por agregar artigos de todas as modalidades esportivas.

No ano de 1989, abriu com sua família a sua segunda empresa a A & L Comércio e Representações, firma de gêneros alimentícios, material de limpeza e utilidades em geral, como forma de continuidade no ramo de secos e molhados iniciado pelo seu pai. Concretizou em 2004 o desejo de uma nova empresa, a Sergisporte, que além da venda de materiais esportivos, também efetua a organização e assessoria de eventos.

Da atividade empresarial passou também a galgar espaço no movimento sindical e, em 1990, foi eleito presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Aracaju; depois nomeado conselheiro do Sesc/SE em várias gestões e suplente do Conselho Nacional do Sesc. Na Fecomércio assumiu os seguintes cargos: 2º vice-presidente; secretário; tesoureiro; suplente da Confederação Nacional do Comércio; vogal da Junta Comercial do Estado de Sergipe; suplente do Conselho de Contribuintes da Prefeitura Municipal de Aracaju; conselheiro do Cefet/SE e presidente da Associação dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe.