PMA capacita profissionais da assistência social para o combate ao crack

Assistência Social e Cidadania
13/07/2010 14h08

Para fortalecer a maratona de lutas contra a expansão das drogas, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) participa efetivamente do Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Lançado no início de junho pelo Governo do Estado, o projeto será executado em conjunto com 11 municípios sergipanos, através de investimentos da ordem de R$ 3.680.000,00, somente na primeira etapa.

Com o objetivo de garantir a eficácia do projeto, a Prefeitura de Aracaju irá priorizar, neste momento inicial de implementação do plano, a capacitação dos profissionais que trabalham diretamente com a assistência social. Por isso, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), a PMA promove, entre os dias 14 e 15 de julho, o Seminário de Sensibilização para o Enfrentamento ao Crack em Aracaju.

As atividades serão realizadas no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, na praça Camerino. No primeiro dia, o seminário será aberto para a sociedade em geral, com uma extensa e inovadora programação, que começa às 8h30 e segue até as 17h.

Por sua vez, a segunda etapa do seminário, que ocorrerá no dia 15, compreende um curso interno, voltado exclusivamente aos psicólogos e assistentes sociais que atuam nos Centros de Referência em Assistência Social (Creas). De acordo com Rosana Adrião, gerente de Formação de Agentes Públicos e Sociais da Semasc, o curso foi preparado com o intuito de melhorar a qualidade do serviço prestado por cada unidade de referência.

"A disseminação das drogas entre as famílias está sendo enfrentado pela Prefeitura com trabalho e eficácia. Então, com esse tipo de atividade, a sociedade perceberá a nossa proposta de enfrentamento, verá que estamos atentos aos desafios e se sentirá segura no momento de procurar os serviços", afirma Rosana.

Confira a programação do seminário nesta quarta-feira:

8:30 Mesa de Abertura

9:00 Painel I: "Diagnóstico da situação do crack no estado de Sergipe e no município de Aracaju". Givaldo Nascimento, agente de Polícia Judiciária, gestor de Segurança Púbica, especialista na área de drogas e violência e coordenador de Prevenção e Reinserção Social do Departamento de Investigações sobre Narcóticos - Denarc/SSP-SE.

10:00 Painel II: "As vivências de adolescentes e jovens com o crack e suas relações com as políticas sociais protetoras neste contexto". Msc. Amélia Rodrigues Nonticuri, assistente social.

11:00 Debate

12:00 Intervalo para o almoço.

14:00 Painel III: "Uma possibilidade de intervenção: a metodologia do trabalho da Vila Serena em Lauro de Freitas/BA". Especialista em formação em terapia familiar e terapia cognitiva.

15:00 Relato de Experiência: o desafio da recuperação. Isaltino Alves
Júnior, Aracaju.

16:00 Debate

17:00 Encerramento