Aluna do curso de culinária abre o próprio negócio

Formação para o Trabalho
13/07/2010 14h59

Tudo o que o bom empreendedor precisa é de incentivo para deslanchar no seu próprio negócio. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), vem proporcionando a capacitação profissional, processo que tem contribuído para a geração de trabalho e renda. Um dos exemplos é Genilda Maria da Silva, 33, que após capacitar-se na área de culinária montou o seu próprio negócio, com rentabilidade suficiente para uma melhor qualidade de vida.

Genilda da Silva, até então, era uma dona de casa ocupada com os afazeres do lar e os cuidados com os seis filhos. Residente no bairro Porto D'anta, próximo à Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, núcleo de aprendizado da Fundat, resolveu fazer, a princípio, o curso de confeiteiro. Na sequência, frequentou o treinamento de doces e salgados e terminou descobrindo o seu potencial.

Diante da sua dedicação e desempenho no curso, Genilda foi incentivada pela coordenadora da unidade, Rosemary Mendes Alves, a iniciar um pequeno negócio. Resolveu que o seu empreendimento seria na própria residência e ocupou o espaço da garagem que servia para o marido fazer consertos em aparelhos eletrônicos.

A empreendedora adquiriu um pequeno balcão e providenciou também um freezer. "Tinha algumas prateleiras e com muita coragem comecei a negociar", comentou Genilda, lembrando que iniciou com a confecção de pãezinhos de queijo, salgadinhos, tortas e outras guloseimas.

O negócio prosperou e Genilda montou uma mini mercearia. "Paguei os equipamentos num curto espaço de tempo. Hoje, não consigo dar conta das encomendas de doces e salgados", comemora.

Comprovação

O presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, esteve na mercearia da empreendedora. "Esse é mais um exemplo que registramos nas estatísticas da Prefeitura de Aracaju. Trata-se de uma cidadã que se qualificou e, inebriada pela vontade de vencer e contribuir com a renda familiar, apostou e deu certo", comenta.

Carlos Magno destacou que o prefeito Edvaldo Nogueira incentiva a capacitação profissional, determinando que sempre ocorram avanços nessa área. Ele afirmou que os registros indicam que o maior índice de empregabilidade está entre os alunos que frequentam os cursos de culinária, cabeleireiro e massoterapia. "É gratificante observarmos as pessoas se realizarem profissionalmente. Estamos cumprindo o nosso papel", justifica.