Festejos juninos mobilizam escolas da rede municipal

Educação
01/07/2010 11h01
Início > Notícias > Festejos juninos mobilizam escolas da rede municipal

Até o final do ciclo junino, as escolas municipais realizaram festas com culto aos santos, quadrilhas, comidas típicas e muita animação. A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ana Luiza Mesquita Rocha apresentou uma programação diversificada envolvendo 200 alunos da creche e do pré-escolar que dançaram ao som de trio pé-de-serra.

A abertura do evento se deu com os desfiles dos reis e das rainhas, brincadeiras de rodas com alunos da creche, seguida das apresentações da quadrilha do pré-escolar denominada ‘Pingo de Gente', composta por alunos de 4 anos, e ‘Chamego Bom', com alunos de 5 anos. O sorteio de um balaio entre os pais e a entrega de cestinhas para as crianças também fizeram parte da programação.

"Esse momento é uma oportunidade para as nossas crianças se divertirem e aprenderem as tradições juninas brincando e dançando. Além disso, é um momento de integração social", explicou a coordenadora geral da Emei, Lucila Macário.

O cenário, tipicamente enfeitado com bandeirinhas, palhas de coqueiro e bananeira, foi um convite para pais, amigos e familiares. Itens representando a culinária nordestina, a exemplo da canjica, pé-de-moleque, pamonha, amendoim, mungunzá e canjica, também fizeram parte da festividade.

Para Néricles Messias, avô do aluno Jonathan Messias, de 4 anos, a festa foi um incentivo ao aprendizado. "A escola proporcionou um momento de lazer para as crianças com brincadeiras que favorecem o conhecimento da cultura através das brincadeiras, comidas típicas e das danças", afirmou enquanto assistia a apresentação do neto.

Projetos pedagógicos

Na Emei João Batista Douglas de Souza, localizada no bairro Santa Maria, a culminância do projeto junino ‘Douglas na roça e na copa' aconteceu juntamente com o encerramento do semestre letivo e contou com apresentações de quadrilhas, casamento caipira e desfiles das rainhas do milho e do rei.

"O projeto desenvolvido em sala de aula com contações de histórias sobre São João, elaboração de desenhos e colagens, favorece o aprendizado dos alunos e estimula o resgate das nossas tradições", explicou a coordenadora geral da Emei, Rosilva Conceição.

Na Emei. Berenice Campos, além de apresentação da tradicional quadrilha junina e sorteio de balaio, os alunos apresentaram a dança da peneira e ‘O Xote das Meninas', um tributo a Luiz Gonzaga. "A festa é uma das ações do projeto pedagógico ‘Escola e comunidade cuidando do meio ambiente', cujo objetivo é manter o cuidado com o meio ambiente, orientando os alunos sobre o manuseio correto dos fogos de artifício e tratando de temas ligados a preservação dos recursos naturais", ressaltou a coordenadora pedagógica da Emei. Berenice Campos, Leda Maria da Cruz.

Respeito

Já na Emei José Augusto Savazine, localizada no bairro Cidade Nova, que desenvolve o projeto pedagógico ‘São João é coisa nossa', as 85 crianças da unidade escolar brincaram ao som da música ‘Sim, Jesus', de Aline Barros, apresentada pelos alunos do pré-escolar com o intuito de enfatizar o respeito ao outro. Valorizando o mamulengo, os alunos de cinco anos conseguiram resgatar no ambiente escolar a cultura do teatro de bonecos.

"O projeto ‘São João é coisa nossa' foi iniciado em 2008 e visa valorizar e preservar a cultura nordestina, através de músicas juninas, lendas folclóricas, colagens, pintura, confecção de fogueirinhas e balões. Dessa forma, a festa surgiu com o intuito de vivenciar o que foi trabalhado em sala de aula e compartilhar esse aprendizado junto as família", afirmou a coordenadora geral da Emei José Augusto Savazini, Cristiane Costa.