As chuvas desse ano trouxeram transtornos para alguns moradores do Residencial Costa do Sol, localizado na avenida Melício Machado, bairro Atalaia. Depois da inundação parcial do conjunto habitacional, a Prefeitura de Aracaju tomou providências para solucionar os problemas das pessoas mais atingidas. Atualmente, 23 famílias encontram-se em casas alugadas pelo município.
Antes do aluguel dos imóveis, contudo, a PMA tomou uma mediada de emergência. Através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), os moradores foram acomodados em pousadas. Em seguida, com base em ação movida pelo Ministério público Federal (MPF), é que a Prefeitura autorizou as famílias a buscar imóveis disponíveis para aluguel. O valor do aluguel ficou estipulado entre R$ 600 e R$ 800.
De acordo com o gerente de contratos da Semasc, Paulo Santana, a secretaria foi responsável pelos contratos de locação das casas. "A assistencia social se comprometeu a abrigar todos os afetados pelos efeitos das fortes chuvas no Residencial Costa do Sol. No momento, 23 famílias ainda se encontram em casas alugadas pela Prefeitura", afirma Santana.
Problemas estruturais
Desde a sua inauguração, na década de 70, o Residencial Costa do Sol tem apresentado uma série de problemas estruturais, que levaram às recentes inundações. Para solucionar tais deficiências, o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju vêm atuando em conjunto.
"Algumas obras de reparo já começaram ser feitas na localidade. A Emurb [Empresa Municipal de Obras e Urbanização] e a Deso, entre outros órgãos, estão responsáveis por esta etapa no caso Costa do Sol. Assim que as obras forem concluídas, as famílias poderão retornar aos seus lares", garante o gerente de contratos da Semasc.