Ministério do Turismo realiza estudo em Aracaju

Funcaju
15/07/2010 10h59
Início > Notícias > Ministério do Turismo realiza estudo em Aracaju

Dando continuidade ao trabalho iniciado há dois anos, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), contratada pelo Ministério do Turismo (MTur), enviou à cidade de Aracaju uma pesquisadora para realizar o Estudo de Competitividade 2010, que avalia diversos quesitos ligados ao turismo local. A pesquisa, que será realizada durante esta semana, resultará em um relatório cujo objetivo é servir como instrumento de acompanhamento estratégico para o setor.

O estudo mapeia aspectos como infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, economia local, aspectos sociais, ambientais, culturais, entre outros. São 13 quesitos gerais de análise, que incluem especificidades examinadas através de visitas técnicas e entrevistas com mais de 600 perguntas.

De acordo com Carlos Fortini, técnico da Coordenação Geral de Regionalização do Ministério do Turismo, as questões foram estruturadas com o objetivo de mensurar a capacidade crescente de um destino e gerar negócios nas atividades relacionadas com o setor de turismo. "Através da análise dos indicadores apontados na pesquisa, cada cidade tem a oportunidade de utilizar essas informações para monitorar seu desempenho, planejar e desenvolver suas vantagens competitivas", explica Fortini.

A pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas, Maira Meyer, durante toda a semana, realiza reuniões com representantes de instituições de ensino, hoteis, agências e operadoras de receptivo, restaurantes e artesões locais. A coleta de dados é feita também com os órgãos públicos locais.

Entrevistas

Na manhã de ontem, 14, foi realizada uma entrevista com o presidente e a diretora de turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). "Através desta pesquisa nós podemos fazer uma reflexão dos pontos positivos e daqueles que ainda podem melhorar. Uma das questões que melhoramos, por exemplo, foi a reativação do Conselho Muncipal de Turismo", avalia Tanit Bezerra.

Entre os órgãos públicos e programas incluídos no roteiro de entrevista estão desde aqueles que trabalham mais diretamente no setor turístico, como a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), até a SMTT, Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Sebrae, Guarda Municipal, entre outros que influenciam na experiência turística, direta ou indiretamente.

Resultado

O relatório de 2010, segundo Carlos Fortini, deve ser enviado aos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional até o fim deste ano. A proposta é que os municípios façam uso dos novos indicadores, unindo esforços com os mais diversos integrantes da cadeia produtiva do turismo a fim de definir metas e estratégias que gerem contribuições positivas para a competitividade dos destinos turísticos.