PMA e Conselho da Terceira Idade realizam seminário

Família e Assistência Social
15/07/2010 16h26
Início > Notícias > PMA e Conselho da Terceira Idade realizam seminário

Debater a situação do idoso em  Aracaju foi o principal objetivo do 1º Seminário Municipal de Valorização da Pessoa Idosa, realizado na manhã desta quinta-feira, dia 15, pelo Conselho Municipal da Terceira Idade (CMTI), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O evento aconteceu no auditório da sede da Ordem dos Advogados de Sergipe (OAB/SE) e contou com a participação de representantes de entidades que desenvolvem atividades voltadas ao idoso.

A coordenadora de Proteção Social Básica da Semasc, Yolanda Oliveira, participou das discussões e fez um breve relato das ações da secretaria em relação ao atendimento ao idoso. A coordenadora parabenizou a realização do evento e destacou a importância dos debates. "Este é um tema de grande relevância, até porque o Brasil, hoje, não é mais um país de jovens. Temos que pensar em estratégias para atender essa população que a cada dia aumenta e apresenta uma expectativa de vida maior. É de fundamental importância essa discussão, porque podemos debater com quem realmente presta esse tipo de serviço, fortalecendo a rede de atendimento e complementando os trabalhos desenvolvidos pela Assistência Social em Aracaju", destacou.

De acordo com o presidente do CMTI, Antônio Cláudio Santos das Neves, outro objetivo do encontro foi divulgar a Lei Municipal nº 3.772 de 2009, que criou o procedimento de notificação compulsória de violência contra idosos. "Nós queremos divulgar a lei que permite a notificação pelos profissionais da área de saúde, algo que já vem sendo feito, de forma rotineira e há vários anos, pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério Público, Conselho da Terceira Idade e Delegacia de Grupos Vulneráveis", disse.

Violência

O delegado de polícia Alessandro Vieira, integrante do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), foi um dos palestrantes. Ele abordou o tema ‘Violência contra a Pessoa Idosa'. Segundo ele, iniciativas como a do Conselho são de grande importância na luta contra a violência contra o idoso. "Esta é uma grande oportunidade de estreitar laços entre as diversas instituições envolvidas na defesa do idoso e trata-se de uma iniciativa muito feliz do conselho. A gente espera que se repita em breve", disse.

Durante o evento, diversas Organizações Não Governamentais (Ong's) que desenvolvem atividades de atenção ao Idoso foram homenageadas com certificados em reconhecimento ao atendimento prestado ao segmento.