PELC leva diversão e saúde ao Augusto Franco

Funcaju
16/07/2010 08h52
Início > Notícias > PELC leva diversão e saúde ao Augusto Franco

Interação, saúde e diversão têm encontro marcado diariamente com jovens, adultos, crianças e idosos do conjunto Augusto Franco na Praça da Juventude. Isso graças ao Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), criado pelo Ministério dos Esportes e executado na capital sergipana pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). A iniciativa estimula a comunidade a sair da ociosidade e manter o bem estar em dia com a prática de atividades esportivas e exercícios físicos.

Segundo a coordenadora Hirlaine Daniela Leite, são mais de 700 pessoas cadastradas participando de caminhadas, aulas de ginástica localizada, futebol de salão e areia, vôlei e recreação. "Temos atividades para todas as idades diariamente, tanto pela manhã, das 7h às 11h30, quanto à tarde, das 14 às 18h. Aqui na Praça da Juventude temos tido grande participação da comunidade. Idosos marcam presença pela manhã e as crianças no turno tarde. Elas se divertem muito e, por mais que tenhamos diversas atividades, é unânime a preferência pelo futebol", destaca Hirlaine.

Já pensando no futuro, o pequeno Pedro Vitor Freitas Melo, de 9 anos, considera sagrada a partida de futebol com os colegas do PELC e diz que quer ser jogador profissional. "Venho aqui todos os dias, pois gosto muito de jogar bola. Sou um bom atacante e quero muito ser um jogador de futebol. Estou treinando para isso", afirma Pedro.

Também apaixonados por bola, Walter de Oliveira Santana e Walber Souza da Silva, de 12 e 10 anos, respectivamente, aproveitam o mês de julho para gastar as energias com muita diversão e aprender novas habilidades. "Estou treinando skate. Quando não estou na pista, estou jogando bola na quadra, porque futebol é o esporte que gosto mais. Estou aproveitando minhas férias, mas não deixarei de vir aqui quando as aulas retornarem. Além de estudar, é preciso brincar também", diz Walter.

Walber Souza Silva afirma que a sua preferência é mesmo o futebol de salão. "Jogo em qualquer posição. Todos os dias estou por aqui brincando com os colegas, seja menino ou menina, até os maiores do que eu. A gente vem aqui para fazer novas amizades e se divertir bastante", declara Walber.

Praças e CRAS

Além da Praça da Juventude, no Augusto Franco, o PELC é desenvolvido em outras seis praças da capital, cada uma comandada por um coordenador e seis agentes sociais. Entre as localidades atendidas estão Santos Dumont, Bairro América, Bugio, Bairro Industrial, conjunto Orlando Dantas e bairro Santa Maria.

Na semana passada, foi firmada uma parceria entre a Funcaju e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) para que as atividades do Programa de Esporte e Lazer da Cidade ultrapassem os limites das praças de Aracaju e passem a ser desenvolvidas também nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da capital sergipana.