A Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da comissão organizadora do Desfile Cívico Estudantil 2010, promoveu um encontro com diretores de escolas particulares com o objetivo de divulgar o tema do evento, oportunizando a escolha dos seus respectivos subtemas. A temática ‘Tecnologia: Criatividade que transforma o mundo' foi aprovada pelos participantes, que logo se empenharam em conhecer o regulamento para tirar dúvidas sobre as especificidades dos subtemas ‘Surge o computador', ‘A internet conectando pessoas', ‘O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe', entre outros.
A comissão apresentou a temática aos participantes e, em seguida, questões relacionadas ao regulamento, como o quantitativo de alunos que farão parte do evento, distribuição dos subtemas e o detalhamento do enredo. "Atentamos para as indumentárias a serem utilizadas pelos alunos, já que presenteamos a sociedade sergipana com uma verdadeira aula pública sobre um determinado tema, isso precisa ser feito com muita responsabilidade", explicou a assessora do departamento de ensino da Semed e membro da comissão organizadora do Desfile Cívico, Denise Carvalho.
As escolas particulares ficaram com o bloco intitulado ‘Sergipe e as Inovações Tecnológicas'. A escola Primeiros Passos ficou encarregada do subtema ‘Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe', em que os alunos representarão o criador do ITPs, Mauricio Graccho Cardoso. Além disso, os estudantes apresentarão utensílios de laboratório e livros e levarão picolés com imagens de objetos presentes no Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe.
A diretora da Escola Primeiros Passos, Edimércia Prado, aprovou a escolha do tema. "É um privilégio participar dessa reunião, já que nem todas as escolas particulares participam desse evento. Como a temática está englobando diversos assuntos da contemporaneidade, é uma forma de transmitir conhecimento para os alunos e para o público também", afirmou.
Já a Escola Santo Expedito, que há cinco anos desfila na avenida, ficou com o subtema ‘Indústrias em Sergipe'. No enredo, os alunos representarão trabalhadores da indústria têxtil e a indústria calçadista no interior do Estado. Setores da indústria sergipana, como petroquímico, energia e alimentos, também serão apresentados. "O desfile é uma oportunidade de mostrar a importância do civismo e da valorização ao patriotismo, proporcionando o aprendizado do aluno, além de ser uma forma de dar visibilidade à escola", colocou a diretora da unidade escolar, Maria Lúcia de Oliveira.