Lavanderia gerenciada pela PMA é fonte de renda

Formação para o Trabalho
16/07/2010 10h31
Início > Noticias > 42461

Mantida pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), a Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança é um complexo de aprendizado voltado à capacitação profissional e geração de trabalho e renda. A estrutura tem vários anexos, entre eles a Lavanderia, utilizada por lavadeiras profissionais e donas de casa da comunidade do Inácio Barbosa. São mais de 15 mulheres que utilizam o espaço para garantir o sustento da família.

Há alguns anos, o espaço contava apenas com um chafariz. Em 2004, quando ocorreu a implantação da unidade do Jardim Esperança, a lavanderia foi construída e passou a ser gerenciada pela Fundat. De acordo com a coordenadora da unidade, Gicelma de Jesus Mota, o espaço é preservado pelas lavadeiras. "Conversamos com as lavadeiras para que nos ajudem a manter o espaço sempre limpo e em ordem", conta.

A diarista Cristiane Gomes Souza, 30, mãe de dois filhos, diz que lava roupas para ganhar dinheiro e também lava as de sua casa. "É muito bom. Aqui a gente tem muito espaço para secar as roupas, tanques amplos e não precisamos pagar a água, o que nos beneficia muito", afirma satisfeita.

Segundo Cristiane, com a economia do valor da água é possível comprar mais alimentos para casa. "Tanto eu quanto outras mulheres sempre estamos aqui. Acho boa a ideia de termos a obrigação de manter o local sempre arrumado, afinal, precisamos desse espaço para trabalhar", destaca.