Plantando Cidadania semeia qualidade de vida

Serviços Urbanos
21/07/2010 11h29
Início > Notícias > Plantando Cidadania semeia qualidade de vida

Entre um passeio e outro pela cidade de Aracaju é possível notar diversas melhorias e investimentos do poder público, a começar pelo desenvolvimento de ações voltadas à qualidade de vida. Uma delas tem como foco a ampliação de áreas verdes, através do plantio de árvores nativas em espaços públicos, um trabalho que está sendo executado por meio do projeto ‘Plantando Cidadania'. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

A primeira etapa do projeto foi lançada em maio de 2009 e teve como meta o plantio de 5 mil mudas ao longo das praças e canteiros localizados em ruas e avenidas. Em 2010, com o lançamento da segunda etapa, a meta é plantar 30 mil mudas até o final do ano. "É um desafio que temos pela frente. Por isso a execução do projeto é algo contínuo, que acontece diariamente. Além de plantar precisamos manter", registra a presidente da Emsurb, Lucimara Dantas Passos.

Considerada uma característica fundamental no planejamento da cidade, a arborização urbana revela uma importante função para a melhoria da qualidade de vida da população. "É fato que o plantio de árvores em áreas públicas propicia sombra, purifica o ar, diminui a poluição sonora, além de servir para o embelezamento do município, dando um novo valor estético e paisagístico", explica o engenheiro agrônomo e gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney.

Com a ampliação da massa arbórea na cidade de Aracaju as mudanças poderão ser percebidas a médio e longo prazos. "As árvores diminuem o impacto da chuva e contribuem para o balanço hídrico, como também valorizam a qualidade de vida local", ressalta Ney. Outro aspecto positivo da arborização, de acordo com a explicação do engenheiro agrônomo, é a contribuição da flora para o crescimento da fauna.

Exemplo disso está no Parque Augusto Franco (Sementeira), que, ao longo de cinco anos, tornou-se um refúgio para diversas espécies de aves. Atualmente, o parque reúne 112 espécies de árvores, entre frutíferas, exóticas e da Mata Atlântica. "Com a diversidade de árvores, o parque atrai grande variedade de aves que buscam moradia ou alimento. Já registramos a presença do pica-pau, arara pequenina, joão-de-barro, canário, gavião, coruja, cabeça, coruja buraqueira, quero-quero, periquito, bem-te-vi, rolinha-do-pará e muitas outras aves raras de ver na cidade", relata o coordenador do horto da Emsurb, Ricardo Freire.

Ações

Nesta segunda etapa do projeto foram plantadas até o momento 3.406 árvores das mais variadas espécies, como craibeira, cajueiro, pitanga, mangueira, felícia, jambo, entre outros. No Residencial Governador Celso de Carvalho, localizado na Zona de Expansão de Aracaju, 903 árvores serão cultivadas. "A estimativa é que sejam plantadas na zona de expansão 4,5 mil mudas de árvores dessas espécies entre as casas e apartamentos, valorizando ainda mais a região", informa o gerente de Áreas Verdes, Francisco Ney Maia.

O vigilante Alexsandro Davi Chaves, morador do residencial há cerca de três meses, ficou satisfeito com o trabalho da equipe da Emsurb e concordou em contribuir para o crescimento das árvores. "O benefício de ter uma área verde próximo de casa é muito grande. Podemos sentar no banco durante um fim de tarde, conversar com os amigos ao ar livre. Tenho certeza que a comunidade entende a importância disso e por isso nós vamos ajudar no que for possível, seja colocando um pouco de água todos os dias ou cuidando para que as árvores cresçam", destaca. 

Até o momento o projeto contemplou mais de 29 locais diferentes, entre a zona sul e norte de Aracaju. "Plantamos árvore na avenida Ivo do Prado, na praça principal do conjunto Lamarão, nas avenidas Tancredo Neves e Desembargador Maynard, no canal do Santa Maria, no Centro Histórico e diversos outros pontos da cidade", exemplifica Francisco Ney.

Irrigação

O engenheiro agrônomo Francisco Ney explica que, para manter as árvores, é preciso fazer um trabalho de irrigação diária. Foi pensando nisso que a Gerência de Áreas Verdes intensificou o plantio no período de chuva. "Estamos aproveitando o fator climático para aumentar o plantio e com isso ter a certeza de que as mudas irão crescer", disse.

"A irrigação artificial não é tão eficiente quanto a irrigação natural e isso nos tem motivado a expandir a quantidade de árvores na cidade, principalmente nos locais mais distantes e de difícil acesso", frisa. "Nesse caso, aproveitando o período de chuva, temos uma economia muito grande. Tanto em termos financeiros, porque não precisamos fazer o deslocamento de carros-pipas, como para o sucesso do plantio", comenta.

Contribuição

A importância do ‘Plantando Cidadania' para a preservação do meio ambiente despertou o interesse de escolas, órgãos públicos e demais entidades com fins socioeducativos. Durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, um grupo de amigos, integrantes da União dos Escoteiros do Brasil (UEB-Sergipe), deu sua contribuição para o crescimento da arborização da cidade de Aracaju. Foram plantadas 100 mudas em uma encosta localizada no Parque da Cidade.

Na ocasião o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney, registrou a importância de parcerias. "Foi muito importante participar da atividade. Essa parceria com a União dos Escoteiros do Brasil deverá ser ampliada para que possamos promover o plantio de mais árvores", ressaltou.

Projeto

Com a meta de plantar 30 mil mudas de árvores este ano, o projeto ‘Plantando Cidadania' tem como objetivo melhorar o microclima de Aracaju, além de diminuir a poluição sonora, purificar o ar, diminuir pragas e agentes causadores de doenças, embelezar a cidade e garantir alimentação à avifauna urbana. Tudo isso através do plantio de árvores de norte a sul da capital, em logradouros públicos, ciclovias, praças, canteiros, prédios públicos e outros espaços.

As árvores a serem plantadas em toda a cidade são de porte pequeno (Flor de Abril e Pitanga), médio (Angico Vermelho, Araçá Cagão, Aroeira, Azeitona do Mato, Bacupari, Brasileirinho, Caju Precoce, Faveiro, Graviola, Ipê Branco, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Louro Pardo, Pau D'Alho, Pau Brasil e Porangaba) e grande (Casuarina, Craibeira, Felício, Jambo Vermelho Neem Indiano, Tamarindo, Tamboril e Teca). "No total iremos plantar 46 espécies diferentes, entre frutíferas e nativas", acrescenta o gerente de Áreas Verdes.

No lançamento da meta deste ano, o prefeito Edvaldo Nogueira fez um alerta sobre a necessidade de a população cuidar das árvores que estão sendo plantadas na cidade ao longo do ano. "É fundamental que a comunidade participe ajudando a manter e não destruindo as plantas. No ano passado, quase 60% do que foi plantado foi arrancado", revelou o prefeito.