Órgãos discutem preparativos para o Desfile Cívico Estudantil

Educação
22/07/2010 13h49

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveu um encontro com representantes de diversos órgãos municipais e estaduais que disponibilizarão serviços durante o Desfile Cívico Estudantil 2010, realizado no dia 29 de agosto, às 8h, no bairro Siqueira Campos. Entre os órgãos representados estavam SMTT, Samu, Emsurb, Emurb, Defesa Civil, Energisa, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Secbanda, 28º Batalhão de Caçadores, Capitania dos Portos de Sergipe, Policia Militar e Policia Rodoviária Federal.

O encontro, realizado na sala de reuniões da Semed, foi coordenado por técnicos que compõem a comissão organizadora do Desfile Cívico Estudantil 2010 e teve como objetivo tornar conhecida a temática escolhida para este ano, que será ‘Tecnologia: Criatividade que transforma o mundo'. Além disso, questões, como infraestrutura, organização e atribuições de cada órgão foram levadas em consideração, com vistas à melhoria da qualidade do evento, que representa uma verdadeira aula pública sobre patriotismo.

A assessora do Departamento de Ensino da Semed e membro da comissão organizadora, Denise Carvalho, destacou entre os representantes das entidades a necessidade de uma avaliação do evento após a sua realização e a importância do cumprimento de horários. "Essa primeira reunião serviu para traçar metas. Posteriormente teremos outras em que serão tratadas questões mais particulares, referentes às ações de cada instituição. Sem dúvida, o Desfile Cívico Estudantil da rede municipal de ensino é um sucesso, especialmente pela contribuição dos nossos parceiros", explicou.

Dúvidas acerca do percurso e da entrega de materiais pendentes também foram esclarecidas no encontro. O grande evento cívico será iniciado na Rua Bahia, esquina com Porto Alegre, seguindo a Rua Carlos Correia.

Órgãos

A assessora técnica da Emsurb, Célia Bastos, explica que a empresa ficará responsável pela limpeza anterior e posterior ao desfile, assim como o controle do comércio informal, colocação de pontos de energia e o controle das cordas. "A Emsurb esteve presente em todas as edições do Desfile Cívico Estudantil da rede municipal de ensino e essa reunião serviu para nos orientar acerca de nossas funções, afinal o resultado será a soma de nossos esforços", evidenciou.

"Trata-se de um grande momento de reflexão, tendo como objetivo sensibilizar a sociedade, por isso é importante que haja o total planejamento do evento", observou o gerente técnico da Defesa Civil, Capitão Morais. Ele ainda citou que uma das principais atribuições do órgão será a vistoria e avaliação das estruturas do palco e do palanque, sendo que, este ano, as mesmas estarão montadas pelo menos 24 horas antes do evento.

O inspetor da Policia Rodoviária Federal, Anderson Sales, também tratou da importância de se comemorar o 7 de setembro. "Para mim, a Independência do Brasil e a Proclamação da República são as datas comemorativas mais importantes, daí a necessidade de demonstrarmos nosso verdadeiro amor à pátria", comentou.