Prefeito apresenta na CDL balanço de ações

Agência Aracaju de Notícias
22/07/2010 16h29

O Projeto ‘Conversando com os Lojistas', realizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), teve como palestrante, no início da tarde desta quinta-feira, 22, o prefeito Edvaldo Nogueira. Na ocasião, ele apresentou as diversas ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), além dos projetos que se encontram em andamento e em fase de elaboração.

Antes de iniciar a sua explanação, o prefeito falou sobre a sua satisfação em estar de volta à CDL, especialmente para mostrar aos lojistas um balanço do que foi feito e do que ainda será executado pela PMA. "Tenho orgulho de Aracaju, a capital nacional da qualidade de vida. Sei que tudo isso não é mérito meu, mas de todos os sergipanos, especialmente do empresariado local, que com seu talento e luta ajudou a construir a cidade que temos hoje", declarou ele.

Para o prefeito, alguns fatores principais são responsáveis por Aracaju ser uma das capitais de maior destaque em todo o país. Ele citou o resultado de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, que apontou a cidade como a capital nacional da qualidade de vida, o Prêmio Brasil Sorridente, recebido pelo município no último mês de abril, e um estudo feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que apontou Aracaju como a primeira capital do Nordeste em geração de emprego.

A evolução das receitas do município também foi um dos pontos ressaltados por Edvaldo. "Apesar de termos ampliado a arrecadação, reduzimos a cobrança da taxa de iluminação pública e isentamos cerca de 50 mil famílias da cobrança do IPTU", ressaltou o prefeito. A evolução dos gastos públicos em diversas áreas também foi citada, como na saúde, com a ampliação da rede de Unidades de Saúde da Família (USF), por exemplo; na educação, com a construção e reforma de inúmeras escolas e creches; assim como no setor de obras e serviços.

Ações

O prefeito de Aracaju apresentou aos presentes um balanço das obras que já foram entregues, as que estão em andamento e aquelas ainda em fase de elaboração de projeto. Entre as concluídas, ele enfatizou a Escola Municipal Tenisson Ribeiro, a Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Fernando Guedes, localizada no Bairro América, e as praças da Juventude, no Conjunto Augusto Franco, e Zilda Arns, no bairro Jardins.

Das obras em curso, destacam-se a ponte sobre o Rio Poxim, os quiosques da Aruana, a urbanização da Atalaia, o deck do banho doce, a nova usina móvel de asfalto e o calçadão da Rua Santa Rosa, que irá beneficiar os comerciantes da região. Entre aquelas que ainda serão iniciadas, Edvaldo ressaltou a contenção de encostas, a revitalização do prédio da antiga Alfândega e a construção dos canais da Zona de Expansão e do Augusto Franco.

Entre as leis sancionadas durante a atual administração, o prefeito mencionou o lançamento do Refis Municipal - programa de regularização fiscal que prevê a redução de juros e multas cobradas das empresas, além da diminuição do Imposto Sobre Serviço (ISS) e a isenção do pagamento do IPTU - a implantação da Nota Fiscal eletrônica e a regulamentação do empreendedor individual.

Anúncios

Na ocasião, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou a desocupação definitiva da área do Morro do Avião, no Bairro Santa Maria. "Isso já vinha sendo feito paulatinamente por meio da inclusão das famílias da região nos diversos programas de habitação existentes na cidade, mas agora a ação será feita de forma definitiva", declarou ele.

Outro ponto alto da explanação foi a apresentação do projeto que sugere a instalação de um novo tipo de transporte público para a cidade de Aracaju, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A ideia, ainda em fase de estudos, prevê a implantação desse novo modal que, segundo o prefeito, "é mais avançado do ponto de vista tecnológico e mais limpo, por não utilizar energia".

O prefeito falou ainda sobre a questão do parquímetro no Centro da cidade, cujo edital deve ser publicado até a próxima semana. O novo modelo de funcionamento do estacionamento rotativo possui elementos que utilizam como base a informatização, oferecendo modernidade ao serviço, desde o momento da aquisição do tíquete até o processo de fiscalização.

Presenças

Prestigiaram o evento o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Sadi Gitz, o presidente da Federação do Comércio do Estado de Sergipe (Fecomércio), Abel Gomes, o presidente da CDL Aracaju, Samuel Schuster, o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Sergipe (FCDL-SE), Gilson Figueiredo, e a vice-presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi-SE), Danusa Silva.

Também estiveram presentes Jeferson Passos, secretário municipal de Finanças (Sefin), Dulcival Santana, secretário municipal de Planejamento (Seplan), Paulo Costa, presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Marcos Cardoso, secretário municipal de Comunicação (Secom), Bosco Rolemberg, secretário-chefe de Gabinete, e Carlos Magno, presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).