Prefeitura participa do lançamento do programa Cata Ação

Serviços Urbanos
22/07/2010 17h19

No início da manhã desta quinta-feira, 22, na Sociedade Semear, a Prefeitura de Aracaju participou do lançamento do Programa Cata Ação, que possui o objetivo de fortalecer o trabalho dos catadores de materiais recicláveis na cidade. Com o programa da Coleta Seletiva já desenvolvido em Aracaju, pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o Cata Ação vai potencializar a visão da reciclagem.

"Apostamos nessas iniciativas que ampliam a discussão sobre o lixo que produzimos e, principalmente, da riqueza que ele pode trazer. O material reciclado é geração de renda para muitas pessoas. O exemplo é o material reciclável recolhido pela Prefeitura ser destinado a uma cooperativa que sobrevive disso", destaca a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, representando o prefeito Edvaldo Nogueira no evento.

Segundo a representante da Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), Vaneide Ribeiro, que também representa o Movimento Nacional dos Catadores, o programa vai trazer melhorias. "Trazer tecnologia para esse tipo de trabalho se torna necessária para ampliação de cooperados. Atualmente, contamos com 42 no bairro Santa Maria, mas sabemos que existem muitos catadores autônomos que sustentam as famílias. Essa iniciativa pode ampliar o nosso número de cooperados", destaca.

O Cata Ação tem a missão de cuidar do meio ambiente e ajudar o próximo. "O lançamento nacional desse programa aconteceu em São Paulo e hoje trouxemos a apresentação para toda a sociedade, ressaltando a inserção de Aracaju no quadro. Durante quatro anos, vamos desenvolver as questões do bairro Santa Maria, implantar o caráter socioambiental e a economia solidária", explica Catariana Nascimento de Oliveira, professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Unitrabalho.

Programa

O programa é um modelo de intervenção social e organização produtiva. Suas ações visam contribuir para a sustentabilidade econômica e a cidadania plena de catadores e suas famílias, através de uma melhor integração na cadeia produtiva, no desenvolvimento de opções de geração de trabalho e renda no contexto da economia solidária e do fortalecimento dos laços comunitários de solidariedade.

Esse programa já vem sendo desenvolvido em Belém, Recife, Brasília e Salvador. Em Aracaju, será desenvolvido com catadores de material reciclável do bairro Santa Maria e representa um investimento R$ 7,9 milhões nos próximos quatro anos.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o Bando Interamericano de Desenvolvimento, através do Fundo Multilateral de Investimentos (BID/FUMIN), o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Fundación Avina, a Coca Cola Brasil e a Organização Intereclesiástica de Cooperação para o Desenvolvimento (ICCO).