Qualificar ainda mais o sistema educacional tem sido uma das prioridades da administração municipal. Para garantir maior eficiência à rede de ensino, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), tem investido na construção, reforma e ampliação das escolas municipais.
Um dos exemplos desse esforço é a reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão. Orçada em R$ 1.889.413,85, a obra vai transformar a unidade de ensino em uma escola modelo, com grande espaço físico, o que permitirá a ampliação do número de vagas ofertadas e mais comodidade e segurança à comunidade escolar.
Segundo o engenheiro fiscal da Emurb, Geraldo Santana, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos dentro do cronograma estabelecido. "Houve atrasos na obra por conta do período chuvoso, mas devido ao bom adiantamento, a expectativa é de que a unidade de ensino seja entregue à comunidade no prazo de 60 dias. Mesmo que daqui por diante as chuvas sejam intensificadas, não há mais riscos de paralisação dos serviços", assegura.
Ele acrescenta que, no momento, uma parte da equipe de 60 profissionais trabalha na pintura das salas de aula, outras duas no término da impermeabilização de toda a estrutura e instalação das esquadrias de ferro. "Em todas as 20 salas já foi feito 90% do revestimento, colocadas as portas e basculantes, faltando apenas o polimento e enceramento do piso, bem como o revestimento nos quadros-negros. Tanto o telhado quanto a instalação das esquadrias de alumínio estão concluídas", detalha.
Melhorias
Para garantir o conforto dos alunos e coibir agressões ao meio ambiente, a escola terá fossa com sistema Digestor Anaeróbico de Fluxo Ascendente (DAFA), que ajudará no controle da eliminação dos resíduos. "A escola está situada em um local onde o lençol freático é mais alto, por isso houve uma preocupação maior para que a natureza não fosse prejudicada. Esse novo sistema de fossa inibe a eliminação de dejetos, o que garante maior bem-estar aos usuários da unidade de ensino", explica Geraldo.
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a iniciativa é mais um grande marco no sistema educacional de Aracaju. "Torna-se um paradoxo propiciar ensino de qualidade se as instituições não oferecem estrutura adequada. Quem passa pela Emef Sérgio Santana percebe que as transformações no local são evidentes", declara.
Ele diz que além de oferecer a população grandes obras, a Prefeitura de Aracaju tem cumprido o cronograma exigido. "Faltando três meses para o término do prazo estipulado, 75% dos serviços estão concluídos, o que confirma a eficiência no andamento das obras. Os profissionais já trabalham na fundação dos pilares de sustentação das duas caixas-d'água e da quadra coberta. Feita essa parte, restarão apenas os acabamentos para que a escola possa funcionar", conclui.