Famílias do Morro do Avião recebem casa própria

Família e Assistência Social
26/07/2010 12h29
Início > Notícias > Famílias do Morro do Avião recebem casa própria

A realização de um sonho: o fim da invasão do Morro do Avião e a transferência das famílias para casas dignas construídas pela Prefeitura de Aracaju. Foi assim que o prefeito Edvaldo Nogueira avaliou a ação deflagrada na manhã desta segunda-feira, dia 26, quando teve início a transferência de 404 famílias residentes naquela invasão localizada no bairro Santa Maria para casas recém-construídas no novo bairro 17 de Março.

Até o final desta semana, todas as famílias deixarão habitações precárias localizadas numa área considerada de alto risco e estarão comodamente instaladas em moradias bem construídas no bairro que foi inaugurado no dia 10 de junho pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

"É uma ação maravilhosa no enfrentamento de um grave problema. Adotamos medidas que ninguém antes teve coragem de tomar, porque no passado se tirava de um lugar e se jogava o povo num outro lugar qualquer. Agora não: as famílias saem de uma área de risco, que não voltará a ser ocupada, e imediatamente são transferidas para casas construídas num bairro modelo, planejado pela Prefeitura", disse Edvaldo Nogueira.

Casa nova

Para quem mora há anos em habitações precárias e subumanas, receber uma casa nova representa uma grande conquista. A estudante Sandra Nascimento não esconde a felicidade de abandonar a situação em que viveu por anos. "Hoje é um dos melhores dias da minha
vida. Nem acredito que iremos para uma casa nova. Há mais de 10 anos morando em barraco, chega a ser incrível saber que vou para um local novo, bonito", disse a estudante.

Assim como Sandra, Daniel Silva, um dos moradores mais antigos do Morro do Avião, também recebeu hoje a sua casa nova. "Muito boa essa iniciativa da Prefeitura, finalmente alguém reconheceu a dificuldade de nossa situação. Moro aqui há 16 anos e nunca vi nenhum outro prefeito fazer isso", afirmou Daniel.

Fim da invasão

O objetivo é realizar a desocupação completa do Morro do Avião. Por isso, após a desocupação, cada barraco está sendo imediatamente demolido pelas equipes das Empresas Municipais de Obras e Urbanização (Emurb) e de Serviços Urbanos (Emsurb). "Além de oferecer moradia digna a essas pessoas, temos que evitar que novas famílias se instalem no local de forma precária", afirmou a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo.

Todos que estão recebendo as casas no bairro 17 de Março já foram cadastrados pela Semasc. De acordo com Rosária, a meta da PMA é realizar a mudança de 60 famílias por dia. "Para garantir a organização de todo o processo, equipes da Semasc e da Fundação Municipal de Trabalho [Fundat] já haviam conversado com as famílias para agendar todas as mudanças. Até o final desta semana, o Morro do Avião deverá estar completamente desocupado", explicou a secretária, ao enfatizar que o local é uma área de preservação ambiental.

Estrutura e segurança

Toda a estrutura necessária para a transferência das famílias e dos pertences dos moradores foi providenciada pela Emurb. "Nós contratamos equipes diferenciadas para fazer as mudanças e para demolir as casas. Somente da Emurb temos 20 agentes trabalhando com 10 caminhões baú, dois caminhões carroceria e 40 homens para demolir as casas", disse o presidente da Emurb, Paulo Costa.

Junto com as equipes da PMA, a Energisa acompanha os trabalhos para realizar o desligamento do serviço de fornecimento de energia e recolher os medidores de consumo.

De acordo com o chefe da Guarda Municipal de Aracaju, major Edênisson, tudo está ocorrendo de forma tranquila. "Convocamos 30 homens para garantir a segurança do processo. No entanto, tudo está sendo feito de forma pacífica. Já imaginávamos que não seria diferente, pois estão todos felizes com as casas novas", afirmou o major.

Bairro 17 de Março


As moradias populares do Bairro 17 de Março fazem parte de uma grande e inédita ação implementada pelo prefeito Edvaldo Nogueira no sentido de concretizar a política pública de habitação para as camadas mais carentes da população. A transferência de famílias que antes moravam em áreas de risco para as novas moradias foi iniciada em março para garantir conforto, segurança e dignidade a esses cidadãos, evitando tragédias com a chegada do período de chuvas.

Os investimentos ultrapassam R$ 15,7 milhões, incluindo a construção das casas, blocos de apartamentos e infraestrutura completa. Toda a área conta com ruas pavimentadas, energia elétrica, água encanada, sistema de esgotamento sanitário e rede de drenagem. A medição de água e energia elétrica é individual.

Em junho, 552 unidades habitacionais já haviam sido inauguradas pelo prefeito de Aracaju, com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Mas, antes disso, todas as moradias já estavam sendo ocupadas pelas famílias contempladas.

 
Leia também...
Novos moradores chegam ao bairro 17 de Março