Dando continuidade ao processo de qualificação do quadro de profissionais da administração municipal, 20 servidores estão frequentando o curso de inglês ofertado pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Desta vez, o treinamento está acontecendo nas dependências da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com a participação de profissionais das mais diversas áreas. O curso foi iniciado em maio, com término previsto para o segundo semestre de agosto.
Os cursos que se inserem no Programa de Qualificação Profissional da Fundat, que somam mais de 30, apresentam qualidade igual ou superior aos oferecidos por organizações particulares. Os treinamentos são gratuitos e abertos à comunidade. Para que o padrão dos cursos seja mantido, os instrutores passam por um rigoroso processo de avaliação. Além disso, no decorrer da capacitação, o instrutor também é avaliado pelos alunos, através do preenchimento de questionários.
"O inglês é indispensável em qualquer área de conhecimento", afirma o instrutor do curso, José Adelson de Sena. "Oitenta por cento do conteúdo da internet, por exemplo, é em inglês", destaca, acrescentando que várias empresas exigem o conhecimento da língua inglesa e que em viagens o inglês é fundamental.
Aprendizado
A aluna Carmem Sampaio Lima é médica e desempenha suas funções na Emsurb. "Estudei inglês há muitos anos e agora resolvi aprimorar os meus conhecimentos. Na minha profissão, o inglês é bastante útil para fins de pesquisa", afirma, lembrando que muitos livros de medicina são editados em inglês.
O jornalista Arthuro Paganini, que também trabalha na Emsurb, está frequentando o curso porque o inglês é útil para a profissão que escolheu. Ele conta que o professor adota métodos que prendem a atenção dos alunos, o que se reflete num maior aprendizado. "O professor Adelson trabalha muito o sotaque, as pronúncias, o que facilita o aprendizado. Ele tem uma forma prática de repassar os seus conhecimentos", comenta.