O Desfile Cívico Estudantil da Rede Municipal de Ensino 2010 será realizado no dia 29 de agosto, e no que depender dos alunos, professores, coordenadores e instrutores de bandas marciais esta edição do evento será um sucesso. Com base no tema ‘Tecnologia: Criatividade que transforma o mundo', os participantes vão representar 38 unidades escolares, sendo 32 da rede municipal e seis da rede privada.
Apesar de estarem de férias, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sabino Ribeiro, localizada no bairro 18 do Forte, se reúnem diariamente para ensaiar as coreografias e as músicas que servirão de trilha sonora para o pelotão de alunos que desfilará na Rua Bahia inspirados pelo subtema ‘Ligando pessoas e facilitando vidas'.
A coordenadora geral da Emef, Joilma Menezes, explica que a decisão de manter os ensaios durante pelo menos duas horas diárias partiu dos próprios alunos. "Eles estão muito atentos às orientações e cheios de expectativa para o dia do desfile", declara Joilma, que tem se aprofundado no estudo da história da televisão para motivar os participantes.
Envolvida pelo cooperativismo da turma, a aluna Helena Camila Luz, que cursa a 8ª série na Emef. Sabino Ribeiro, é uma das integrantes da comissão de frente e diz estar preparada para conduzir os colegas. "É o momento de honrar o nome da nossa escola, e para isso temos que fazer o melhor", ressalta a adolescente. Ela ainda diz que algumas de suas colegas de turma vêm de longe só para participar dos ensaios e garantir o sucesso do evento cívico.
Para Michele Porto Santos, da 7ª série, a melhor parte dos ensaios é quando o corpo coreográfico define os passos e prima pela sincronia dos movimentos. "A cada dia surge uma nova ideia e isso é maravilhoso. Certamente, o resultado de tanto empenho será aplaudido pelos que verão o Desfile Cívico Estudantil. É emocionante mostrar algo produzido e aperfeiçoado por nós, estudantes. Certamente, isso não seria possível sem o apoio da coordenação escolar, que tem se mostrado atenta às nossas necessidades", destaca a estudante.
Organização
Para garantir a organização do Desfile Cívico, a Semed contará com o apoio de diversos órgãos, entre eles Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, SMTT, Samu, Emsurb, Emurb, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Secbanda, 28º Batalhão de Caçadores, Capitania dos Portos de Sergipe, Policia Militar e Policia Rodoviária Federal.
De acordo com o diretor de Educação Básica da Semed e presidente da comissão organizadora do evento, Evilson Nunes, a temática foi discutida no mês de junho com os coordenadores escolares, responsáveis pela escolha dos seus respectivos subtemas. "Trata-se de um tema vasto, por isso abordaremos questões como a descoberta do fogo, as novas tecnologias, as grandes civilizações, como China e Egito, e consequentemente as invenções oriundas desses países", antecipa.
A Semed ficará responsável pela confecção das fantasias de época e dos carros alegóricos, cujas autorias serão da artista plástica Lânia Duarte, e pela reposição de materiais de banda para as escolas. As unidades são responsáveis pelos ensaios com os alunos e pela contratação de uma costureira para a elaboração de algumas indumentárias utilizadas no desfile. Essas profissionais devem ser da própria comunidade em que está inserida a escola.
Evilson salienta a importância de comemorar datas como o 7 de setembro, de enaltecer o nacionalismo e a brasilidade inerente ao povo. "Este é o momento de valorizar nosso patriotismo, pois não destacamos apenas a importância do 7 de setembro, mas da cultura de nossa sociedade", lembra.